Fórum educativo ocupa alunos nas férias da Páscoa

Decorreu em Resende, na Escola Secundária D. Egas Moniz, entre os dias 27 e 29 de março o Fórum Educativo “O meu futuro começa agora” dirigido a alunos do ensino secundário que pretendem ingressar no Ensino Superior.

A ideia partiu de uma antiga aluna que na altura de concorrer à faculdade sentiu dificuldades.

“Também tive estas dificuldades e na altura não tive a quem recorrer”, começa por dizer Eliana Loureiro. “Outro motivo [que me levou a ter esta ideia] foi poder ajudar de alguma forma quem me é tão próximo, os jovens da minha terra”, explica a agora aluna do ensino superior.

O desafio foi lançado à Escola Secundária D. Egas Moniz que desde logo percebeu a importância que a iniciativa tinha.

“Toda a informação que os alunos possam ter relativamente aos cursos que eventualmente poderão escolher e às possibilidades que esses cursos têm em termos de empregabilidade é importante para eles”, salienta o diretor do Agrupamento de Escolas de Resende.

Manuel Tuna reconhece que “a escolha em termos de cursos do Ensino Superior, muitas vezes, implica uma decisão que tem a ver com toda a vida”, daí a relevância desta iniciativa.

Durante quatro dias, estudantes do ensino superior são convidados a partilhar as suas experiências com o objetivo de ajudar nas escolhas dos alunos mais novos.

Uma das oradoras, Juliana Miguel, concordou que existe falta de informação para quem está prestes a entrar no Ensino Superior: “senti falta de, na minha altura, não haver esta complementaridade de dar informação para além daquilo que nós pesquisamos na internet”, conta a estudante.

A iniciativa, organizada pela Escola Secundária D. Egas Moniz, conta com o apoio da Câmara Municipal de Resende. Sandra Pinto, vereadora da Educação, acredita no sucesso de passar informação através da partilha de experiências pessoais.

“Eu penso que resulta muito mais esta forma de passar a informação de forma pessoal que foi experienciada na primeira pessoa”, acredita Sandra Pinto.

O sucesso das atividades leva Manuel Tuna a pensar na realização do Fórum Educativo novamente no próximo ano letivo.

“Julgo que esta experiência será sempre de continuar. Primeiro porque os objetivos não se esgotam neste ano, para o ano teremos mais alunos com as mesmas problemáticas em termos de escolha e, depois, o ‘passa a palavra’ é importante, ou seja, isto vai passando de uns para os outros e eu tenho a certeza que para o ano teremos mais inscrições”, acredita o diretor.

O encerramento da semana de atividades na quinta-feira, dia 29, contou com uma festa com um jantar para todos os participantes e monitores, no qual houve também animação musical.

Texto: João Pereira

Imagem: Município de Resende