Misericórdia ofereceu concerto aos lamecenses

Família, chocolates, bolos e muita alegria…. É assim que começa mais uma Páscoa no concelho de Lamego. Como em muitos outros concelhos de Portugal, os lamecenses preparam a sua casa para receber o Senhor e beijar a cruz, que é levada por um padre do concelho.

Este ano o concelho de Lamego foi mais longe e apostou numa Páscoa mais solidária. A Santa Casa da Misericórdia ofereceu à comunidade lamecense o Concerto de Páscoa com o “Coro Musicam Sacram” que interpretou o “Requiem de John Rutter”.

Fundado no Colégio de Música de Fiães, este coro é formado por cerca de 16 elementos, distribuídos por quatro naipes corais, conhecedores de teoria musical e de formação vocal. Na apresentação ao público esteve também o “Quarteto Vocal Gaudiam Vocis”, acompanhados por órgão, harpa, violoncelo, flauta, oboé e percussão.

A Semana Santa de Lamego é um momento alto da vida religiosa local e como é tradição, os mesários, trajados a rigor com as “opas” típicas da Misericórdia de Lamego participaram na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Esta é considerada pelos lamecenses a mais solene e comovente de todas as procissões, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto.

 

Texto e imagem: Ana Patrícia Costa

a