“(Re)encontro” vence o 13º concurso de vídeo da ESEV

O vídeo elaborado por três alunos de Artes Plásticas e Multimédia (APM) foi o vencedor da 13ª edição do concurso de vídeo da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O evento ocorreu esta quarta feira, no auditório da ESEV.

A história do “(Re)encontro” relata a vida de um rapaz que procura o pai que não vê há imenso tempo, mas que na realidade não é o pai dele. Uma narrativa inspirada no filme “Não vás para a cama depois das 9”, que retrata a vida de dois netos que vão passar o fim de semana a casa dos avós, confessa Catarina Melo, uma das autoras da pelicula vencedora, a par de Sara Santos e Matheus Silva.

A eleição como o melhor vídeo entre os 15 que estavam a concurso foi “uma prova de reconhecimento pelo nosso trabalho e pelo nosso esforço”, admite Catarina Melo.

Para além desta distinção, os três alunos de APM foram também premiados como o vídeo com melhor realização. Um momento de dupla felicidade, assume Matheus Oliveira. “Estamos felizes. Foi o primeiro concurso que ganhamos e ganhamos a dobrar. É uma bênção”.

Na categoria de melhor vídeo, “Sexta feira 13”, de Luís Pedro Fernandes, Joana Monteiro e Miguel Alexandre, alcançou a segunda posição, com a película “Para lá da razão”, de David Alves, a completar o pódio.

“A arte de Beatriz” e “Perdida” venceram os prémios de melhor fotografia e de melhor documento, respetivamente. Na categoria de melhor ator e melhor atriz, Duarte Pombo e Juliana Cunha foram os vitoriosos.

O júri do concurso foi composto por Márcio Cortez, José Pereira e Jorge Fraga, sendo que apenas o último marcou presença no evento. O jurado felicitou todos os participantes, mas deixou um reparo. “Estão todos de parabéns. Ficou demonstrado que já existe alguma qualidade do ponto de vista da montagem e da realização. Em termos de argumentos, vê-se que é um aspeto que se vem desenvolvendo, mas lamento que não se ligue às questões da interpretação. Um filme também é interpretação, é o texto”, explica o docente da ESEV liga à área das artes.

Filomena Sobral, professora de Atelier de Televisão e Cinema, mostrou-se bastante satisfeita com o “descolar” dos vídeos apresentados no concurso e aqueles que os alunos produzem nas unidades curriculares, contrastando com os primeiros anos do evento. “Atualmente, os alunos fazem trabalhos especificamente para este concurso de vídeo e não se cingem a apresentar vídeos gerados nas disciplinas ligadas a essa vertente. Concorrem por gosto de participarem e divulgarem aquilo que são capazes de fazer. E isso vai de encontro ao principal objetivo do concurso, que é de divulgação”, explica a docente e uma das organizadoras do concurso. Sónia Ferreira, Salomé Morais e Teresa Gouveia completam a comissão organizadora da prova.

O evento, apresentado por David Alves e Anita de Almeida, contou com um momento musical protagonizado por Ana Sousa, aluna de Comunicação Social da ESEV. A estudante foi ovacionada por todos os presentes no auditório.

Todos os vencedores da 13ª edição do concurso de vídeo da ESEV foram contemplados com um certificado, sendo que os obreiros dos três melhores filmes receberam ainda um vale para usarem nas lojas “fnac”.

Texto e imagens: João Miguel Carvalho