Barcelona e Benfica empatam-se na corrida para os ‘oitavos’

Numa noite molhada em Camp Nou, Barcelona e Benfica não conseguiram desfazer o nulo e adiaram as decisões para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com este resultado, o Benfica garante, no pior dos cenários, o apuramento para a Liga Europa.

Por Kevin Santos

Depois da vitória do Bayern (que garantiu o primeiro lugar do grupo) em Kiev, o Benfica necessitava apenas de um empate para garantir o apuramento para a Liga Europa, numa altura em que disputa a passagem aos ‘oitavos’ com o Barcelona. As águias foram a jogo com Yaremchuk a liderar o ataque, André Almeida como terceiro central e Gilberto na direita. Já o Barcelona, sem Sergi Roberto, alinhou com o adaptado Ronald Araújo na direita da defesa. Os culés contaram com os regressos de Dest e Dembélé, que começaram no banco de suplentes.

A primeira oportunidade digna de registo surgiu quase à meia hora de jogo (28’), por intermédio de Jordi Alba, que testou os reflexos de Odysseas Vlachodimos. O Benfica respondeu, seis minutos mais tarde, com Everton a encontrar Yaremchuk na área blaugrana. O avançado ucraniano cabeceou para a baliza, mas foi negado por Ter Stegen, com uma excelente intervenção. No minuto seguinte, Otamendi, com um remate de belo efeito, introduziu a bola na baliza do Barcelona, mas o golo seria anulado, uma vez que a bola havia ultrapassado a linha de fundo. Antes do intervalo, Yusuf Demir, a fazer lembrar Lionel Messi, correu da ala direita para o meio e desferiu um remate para o poste mais distante. O remate foi demasiado colocado e acabou no ferro da baliza da equipa portuguesa.

A segunda parte não trouxe grandes mudanças e apenas após a entrada de Ousmane Dembélé, para o lugar de Demir, chegaram as grandes oportunidades de golo. Aos 67 minutos, o extremo francês cruzou para a área e a bola encontrou De Jong, que cabeceou para a defesa de Vlachodimos, que sacudiu a bola para fora. A sete minutos dos 90, mais um golo anulado. Jordi Alba encontrou Ronald Araújo completamente isolado e o uruguaio não se fez rogado, concluindo a jogada da melhor forma. Contudo, o jogador culé estava adiantado. A melhor oportunidade da partida estava reservada para o último minuto. Em contra ataque, Darwin serviu Seferovic, que, depois de ultrapassar Ter Stegen, não conseguiu concretizar o golo que dava os três pontos à equipa das águias. Jorge Jesus ajoelhou-se, desesperado, no relvado do Camp Nou.

Para conseguir o apuramento para os oitavos de final da liga milionária, o Benfica (5 pontos) terá de vencer, na última jornada da fase de grupos, o Dínamo Kiev e esperar que o Barcelona (7 pontos) deslize em Munique, frente ao Bayern.

a