Liga Sabseg: Pragmatismo viseense permite reviravolta em Vila do Conde

Na tarde deste Domingo (31), o Académico deslocou-se ao Estádio do Rio Ave FC, para arrancar uma vitória por 2-1 frente ao principal candidato à subida à Liga Bwin. Daniel Nussbaumer, saiu do banco na segunda parte, para marcar o bis que permitiu aos vestidos de negro trazerem os três pontos para Viseu.

Por Leonardo Mesquita

A estratégia de adormecer o adversário, adormeceu o jogo…

Naquele que foi o regresso de Zé Gomes ao estádio da equipa que o formou, o jovem treinador do Académico trazia uma estratégia bem definida para Vila do Conde. Em pressão baixa, os viseenses deixaram o Rio Ave comandar a partida durante a primeira metade do encontro. Com isto, os vilacondenses habituaram-se a ter a posse, mas não conseguiram criar oportunidades que justificassem inaugurar o marcador. O único lance de maior perigo da primeira parte surgiu por intermédio de Guga. O jovem médio da equipa dos arcos arrancou do meio-campo, para rematar à entrada da grande área forasteira, para uma boa intervenção do guardião academista aos 32’ (minutos). Até ao intervalo não houve mais nenhum lance de perigo em nenhuma das balizas. Realce apenas para os protestos dos homens do Rio Ave para uma possível grande penalidade, devido a uma contestada mão na bola por parte de Nuno Tomás, em cima dos 45 minutos de jogo.

O banco foi a solução para a vitória

A segunda metade começou a um bom ritmo, com o Rio Ave a abrir o marcador do encontro aos 47’, por Yakubu Aziz. O avançado marcou àquela que até hoje é a sua maior vítima. Já marcou 5 golos ao Académico em toda a sua carreira.

A partir do golo, os vilacondenses continuaram com o domínio do jogo, mas ao contrário do que aconteceu na primeira parte, os beirões conseguiram ter algumas saídas interessantes para o ataque. Quando ninguém previa, devido ao entorpecimento do jogo, aos 78 minutos, numa jogada entre jogadores que entraram no desenrolar da partida, Yuri assistiu Nussbaumer para aquele que seria o golo da igualdade.

A reviravolta surgiu através de uma grande penalidade assinalada aos 88’. O guarda-redes rio-avista, atingiu André Claro quando tentava afastar a bola da zona de perigo, e Hugo Miguel, árbitro da partida, não teve dúvidas ao apontar para a marca dos 11 metros. Nussbaumer foi chamado a converter o castigo máximo e com a maior calma do mundo, atirou para o canto inferior direito e garantiu o golo da vitória para os viriatos. O número 26 academista acabaria por ser eleito pela televisão que transmitiu o encontro, o homem do jogo.

Com esta derrota, o Rio Ave mantem-se com 18 pontos em 10 jogos, falhando assim a oportunidade de subir ao 2º lugar da Liga Sabseg. Na próxima jornada a turma vilacondense desloca-se ao terreno do CD Trofense.

Por outro lado, o Académico continua a subir na classificação, e já se encontra isolado no 5º lugar à condição, com 16 pontos nos mesmos 10 jogos. Para a semana, irá receber no Estádio Municipal de Aveiro a turma do Feirense, atual 2º classificado.  

a