“Os Super Saudáveis” estão de volta: Programa de Educação Alimentar da Liga Contra o Cancro chega ao 1ºCEB

A vereadora da saúde de Viseu, Mara Almeida, marcou hoje o início do projeto “Os Super Saudáveis”. Esta iniciativa de educação alimentar envolve 383 alunos do 1º ciclo, com o objetivo de incrementar hábitos saudáveis. A atividade foi promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e está dividida em duas fases, a primeira ocorre de 8 de novembro a 6 de dezembro, seguida por uma segunda fase em 2024.

Por: Telma Costa

Hoje teve início o projeto “Super Saudáveis”, uma atividade promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Este projeto visa estimular os alunos do 1º ciclo a adquirirem hábitos alimentares saudáveis, abrangendo todos os Agrupamentos de Escolas de Viseu e instituições Privadas na região.

Dividido em duas fases, a primeira já está em curso e vai até 6 de dezembro deste ano. Durante esse período, os alunos serão incentivados a consumir alimentos considerados “Super Saudáveis” durante almoços e lanches. Cada alimento consumido rende uma carta colecionável, tornando o processo de aprendizagem sobre a alimentação saudável mais envolvente e divertida. Além disso, os alunos receberam um Kit com sugestões e informações sobre os alimentos.

A segunda etapa do projeto está programada para maio de 2024 e propõe um desafio aos pais e encarregados de educação: preparar lanches saudáveis para os seus filhos, introduzindo alimentos nutritivos. Nesta fase, as opções alimentares saudáveis serão recompensadas com cartas colecionáveis.

O projeto “Os Super Saudáveis”, com o envolvimento ativo dos pais e alunos, tem como propósito construir um futuro mais saudável e mais consciente, incentivando a escolhas alimentares adequadas que se manterão ao longo das suas vidas.