Programa Erasmus+ 2021-2027 com orçamento de 26 milhões

Realizou-se no passado dia 4 de maio a apresentação do Programa Erasmus+ para o período 2021/2027. A exposição do projeto aconteceu no Teatro Thalia junto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Por Marco Sousa

O programa Erasmus+ viu com este novo plano o seu orçamento praticamente duplicar, passando assim a usufruir de um orçamento de 26 200 milhões de euros, quando o programa anterior apenas usufruía de 14 700 milhões de euros. Para além dos cerca de 26 milhões atribuídos ao programa, este será ainda complementado com 2 200 milhões de euros, atribuídos através dos mecanismos externos da União Europeia.

O novo programa agora apresentado pretende ser mais completo, começando assim a suportar projetos de mobilidade, com vista a aprendizagem e cooperação transfronteiriças, alargando assim a sua abrangência para mais dez milhões de europeus. No Erasmus+ 2021/2027 pretende-se ainda apoiar de uma forma mais sólida a transição ecológica e digital prevista pelo Espaço Europeu da Educação, apoiando também a resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia.

A apresentação do programa teve início com o discurso da diretora da Agência Nacional, Cristina Perdigão. A sessão de apresentação dividiu-se ainda em dois paneis, o primeiro deles “Conhece o Erasmus+” que foi moderado por Bruno Faria, presidente da Federação Académica de Viseu e contou com a presença de Rodrigo Lacerda, Carolina Cruz e Hugo Ferreira, ex-alunos que contaram um pouco sobre a sua experiência em Erasmus e como foi o processo desde a candidatura até à fase de seleção.

O segundo painel, “O Erasmus+ é para ti”, contou com a moderação de João Pedro Videira, presidente do Conselho Nacional da Juventude, tendo sido os oradores deste segundo painel Ana Vilhena, presidente da Erasmus Student Network, Alexandre Galiza, membro fundador da Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário e António Lima, técnico da Agência Nacional de Erasmus, onde foram discutidas as oportunidades oferecidas com o Erasmus+ e ainda quais os objetivos a atingir com este novo projeto para o período 2021/2027.