Viseu Renova galardão de “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo 5.º ano consecutivo

Pelo 5º ano consecutivo o Município de Viseu foi distinguido como “Autarquia Familiarmente Responsável” este é o reconhecimento pelas boas práticas e políticas amigas da família que abrange áreas como a educação, habitação, desporto, transportes, saúde e cultura

Por Luciana Soares

Conceição Azevedo vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu afirma que este premio é “uma apreciação muito positiva de todas as políticas que Viseu tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos nestes domínios, sendo que este reconhecimento constitui mais um incentivo à manutenção do esforço municipal de continuar a dar primazia às famílias” revela também que “é desígnio do Município de Viseu continuar a promover políticas responsáveis, promotoras da qualidade de vida para todos, que evidenciem a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada”

Num ano atípico marcado pela Covid-19 a autarquia Viseense presta apoio a todas as famílias economicamente desfavorecidas aumentando o valor das bolsas de estudo aos estudantes universitários de 50 mil euros para 110 mil, dobrando o número de famílias abrangidas.

A oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino não público mantém-se assim como os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo. Os alunos que frequentam o pré-escolar e o ensino básico do 1.º ciclo receberam também um kit com material educativo.

VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO são programas que, desde 2014, já apoiaram 564 famílias do concelho na reabilitação das suas habitações. Um investimento de mais de 3,6 milhões de euros. As “Águas de Viseu” estão igualmente incluídas, já que o município pratica um tarifário reduzido, com benefícios para famílias carenciadas e numerosas, com descontos mensais.

A nível nacional, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 81 municípios com a bandeira verde por terem práticas amigas das famílias.