Liga Placard: Massacre bracarense na primeira-parte dita segunda derrota consecutiva para o Viseu 2001

O Viseu 2001 / Palácio do Gelo deslocou-se no final da tarde desta sexta-feira (15) ao Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar para perder por 5×1 com o SC Braga/AAUM, na partida inaugural da 2ª Jornada do campeonato.

Por Leonardo Mesquita

Com uma primeira metade do encontro demolidora por parte da turma arsenalista, a equipa que viajou de Viseu foi sempre dominada por um adversário que jogou constantemente em bloco alto e pressão constante.

Gverreiros ensinaram aos Viriatos como se faz

Desde cedo a equipa treinada por Bruno Guimarães mostrou ao que veio. Logo aos 3’ Tiago Brito inaugurou o marcador num remate bem colocado. Muito irrequietos, os homens de Braga, através de tentativas de Pola e Tiago Brito mostravam que o 2×0 não tardaria muito a chegar. E assim foi. Num livre exemplarmente cobrado, Rúben Santos, após um toque de Elisandro rematou para o fundo das redes de Júlio Cesar, aos 9’. Um minuto depois (10’), numa cópia do segundo golo, Fábio Cecílio ampliou a vantagem para 3×0 após um passe do incansável Tiago Brito.

Sem nada fazer por merecer, a turma viseense conseguiu reduzir através de um bom remate cruzado de Digão, aos 12’. Nos minutos após o golo notou-se uma ligeira melhoria da equipa do Viseu 2001, onde Pelé isolado em frente ao guarda-redes do SC Braga rematou ao lado desperdiçando o 3×2.

Quem não gostou deste crescimento da equipa do Viseu foi Sérgio Costa. O Ala de 25 anos fez o 4×1 num remate indefensável ao minuto 14’, a meio do meio-campo viseense. Uma obra de arte do Futsal, digna de ser vista e revista. Com este tento, os pupilos de Paulo Magalhães desmoralizaram e o 5×1 chegou de imediato (16’) após um canto muito bem cobrado pelo expedito Tiago Brito, onde Vítor Hugo da Silva, esquecido ao 2º poste apenas teve de encostar. Nos minutos restantes, até ao final da primeira parte apenas deu Braga. Se não fossem as boas intervenções do guardião viseense, os arsenalistas podiam ter recolhido aos balneários com uma vantagem muito mais confortável.

A arte de adormecer o jogo

Se a primeira metade do encontro foi marcada por um alto ritmo de jogo onde foram marcados seis golos, a segunda metade trouxe-nos momentos de grande monotonia. Apesar do Viseu 2001 precisar de ir em busca do resultado, as constantes perdas de bola e falta de eficácia não permitiram aos viriatos um golo que os relançasse no encontro.

Por outro lado, a equipa bracarense manteve-se sempre bem organizada e segura naquilo que lhe convinha, segurar o resultado e acalmar o ritmo da partida. O grande marco da segunda parte foi a expulsão de Tiago Brito, ao minuto 27 por acumulação de amarelos, aquele que estava a ser o melhor jogador do encontro até ao momento. Após esse instante, o Viseu 2001 bem tentou reduzir distâncias, mas sem sucesso. A partida acabou com o mesmo resultado registado ao Intervalo. SC Braga AAUM 5×1 Viseu 2001 / Palácio do Gelo.

Com este resultado a equipa minhota subiu provisoriamente ao 4º lugar da Liga Placard com 3 pontos, igualada no saldo de golos com o SCU Torreense, a CRC Quinta dos Lombos e o CR Candoso.

Já o Viseu 2001 desce para o último lugar tabela da classificativa, com 0 pontos em dois jogos. Deste modo fica à espera de terceiros para saber se vai acabar esta ronda de facto na última posição, e consequentemente, em lugares de descida.

a