“Dragões” felgueirenses presentes em Anfield Road

O “mar azul”, como Sérgio Conceição batizou os adeptos do Futebol Clube do Porto esta época, lotou o histórico Anfield Road. Entre os 3 mil adeptos portistas, que se deslocaram a Inglaterra, estavam 40 felgueirenses.

Os dragões traziam uma desvantagem de cinco golos do jogo da primeira mão, mas os bilhetes para o jogo da 2ª mão dos oitavos de final da liga dos campeões entre o Porto e Liverpool escasseavam. Deste modo, Hugo Reis, presidente da casa do FC Porto de Felgueiras, passou uma noite ao relento, com as bilheteiras do estádio do dragão como pano de fundo, para satisfazer todos os pedidos.

“A possibilidade de ver o nosso clube jogar num estádio mítico como Anfield não surge todos os dias, daí a procura elevada pelos bilhetes. Por isso, em conjunto com alguns elementos da direção da casa do FC Porto de Felgueiras, decidi acampar em frente à bilheteira para não falhar a nenhum sócio da casa”, afirma.

Para além do resultado desfavorável, a distância de cerca de 2400 km que separa a capital do calçado e a cidade dos Beatles poderia ser mais um entrave à deslocação da comitiva felgueirense a Liverpool, mas essa não foi a realidade.

“Os verdadeiros adeptos não se cingem a acompanhar o clube quando ele ganha. Aliás, esses são os momentos onde o adepto tem menos importância. O adepto torna-se fundamental quando a equipa atravessa uma fase menos positiva, quando as coisas não saem bem aos jogadores, etc., e precisam do nosso apoio, sendo que a distância nunca poderá servir como desculpa para não apoiar o Porto. E aí, nós felgueirenses damos o exemplo, viajando para todo o lado para apoiar a equipa”, declara o dirigente.

O resultado final ditou um empate a zero e consequente eliminação do FC Porto das competições europeias. Porém, a prestação dos adeptos azuis e brancos foi bastante elogiada por parte dos homólogos ingleses. Os 3000 portistas silenciaram Anfield Road, e já depois do apito final pediram aos jogadores o título nacional que lhes escapa há 4 anos.

As quatro dezenas de felgueirenses presentes em Anfield tornaram esta deslocação a de maior afluência desde que a casa do FC Porto reabriu na cidade, em agosto passado.

 

Texto e imagem: João Miguel Carvalho

a