Politécnico de Viseu promove conferência internacional sobre investigação multidisciplinar

Promovido pelo Politécnico de Viseu, o programa da conferência irá ser desenvolvido em torno de quatro temáticas: educação, tecnologias, saúde e ciências agrárias. O encontro tem lugar nos dias 1 e 2 de julho e decorre em formato híbrido.

Por Luís Silva

Os Centros de Investigação do Politécnico de Viseu CI&DEI, CISeD, UICISA e CERNAS-IPV pretendem partilhar experiências científicas e promover a reflexão e debate em torno de temas importantes da atualidade.

A Comissão de Organização da Conferência é constituída por Ana Paula Cardoso (CI&DEI), José Luís Abrantes (CISeD), Manuela Ferreira (UICISA) e Raquel Guiné (CERNAS-IPV). É colocada em destaque a “multidisciplinaridade da conferência, a excelência do painel de conferencistas e a grande adesão à apresentação de comunicações, em particular na área das ciências agrárias”, garante a Comissão.

O primeiro dia da conferência, no dia 1 de julho, será dedicado às áreas da educação e da saúde. Temas como a educação inclusiva e as tecnologias de informação e comunicação são alguns dos que serão discutidos por José Fernández Batanero, da Universidade de Sevilha, e Bárbara Mariana Gutiérrez Pérez, da Universidade de Salamanca. Da parte da tarde são discutidas as áreas da “Literacia e Saúde Mental nos Estudantes do Ensino Superior” e “Promoção da Saúde, Literacia e Estilos de Vida no Ensino Superior”. Estas contam com a intervenção de Carlos Sequeira, da Escola de Enfermagem do Porto, e de Ana Rita Pedro, da Escola Nacional de Saúde Pública.

As temáticas das “Ciências Agrárias” e das “Tecnologias” são as linhas orientadoras do segundo dia da conferência, que contam com a participação de investigadores nacionais e internacionais. De manhã parte-se dos debates sobre a ciência e tecnologia alimentar e agricultura sustentável, por Elena Bartkiene, da Universidade de Ciências da Saúde da Lituânia, e António Dinis Ferreira, do Instituto Politécnico de Coimbra, respetivamente. Já à tarde, Barry Feeney, do Instituto de Tecnologia de Dublin, e Ana Lúcia Ferreira, da Veolia Water Technologies Techno Center Netherlands B.V., vão falar sobre a ligação entre os institutos politécnicos e as empresas e o tratamento de águas industriais.

Durante os dois dias da conferência internacional são promovidas, igualmente, apresentações orais e digitais em sessões “open call”. Para estas sessões paralelas, além das participações nacionais, candidataram-se  181 estudantes, docentes e investigadores de dez países (Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, Líbano, Lituânia, Polónia, Roménia e Sri Lanka).