Inclusão e diversidade reforçadas em novo quadro da Comissão Europeia

Na passada sexta-feira, dia 22 de outubro, a Comissão Europeia aumentou a inclusividade e a diversidade dos programa Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade, no período de 2021-2027. Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão, adotou este quadro tendo em vista o reforço dos programas, do voluntariado e da aprendizagem em outros países.

Por Luís Silva

Visando a inclusão e equidade no Espaço Europeu da Educação, este quadro contempla o direito de acesso a uma educação e formação inclusiva e de qualidade para todos. Margaritis Schinas, vice-presidente da Promoção do Modo de Vida Europeu, sublinha a visão da União Europeia, destacando “a igualdade a todos os jovens europeus”. “Os participantes Erasmus tornaram-se os melhores embaixadores da Europa ao partilharem as suas experiências, e tudo começa com o acesso justo e igual a todos os programas”, completa.

Através da disponibilidade de mais fundos, os programas da UE são abertos a todos, independentemente do seu contexto social e económico, e das suas condições físicas, mentais ou de saúde, garante Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. A individualidade de cada pessoa é valorizada, sendo que “todos devem poder beneficiar das mesmas oportunidades e todos podem contribuir para a sociedade”, afirma a comissária, sublinhando o valor da solidariedade do projeto europeu.

As medidas para os programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade incluem um apoio financeiro específico a pessoas com menos oportunidades, suprimindo as desigualdades; um apoio personalizado ao nível da língua e visitas preparatórias, em todas as fases da experiência de mobilidade; e um apoio adicional a todas as organizações envolvidas nos projetos inclusivos.

Para além de todos estes apoios, os programas também oferecem uma educação mais flexível, em formatos virtuais ou físicos, individuais ou em grupo, de forma a se adequarem às necessidades de todos. A Comissão promete, igualmente, uma maior transparência na comunicação e disponibilidade de acesso a documentos e materiais multilingues.

O programa Erasmus+ foi criado em 2014, integrando a oportunidade de estudo, voluntariado e formação profissional no estrangeiro, nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto. Já em 2016, foi lançado o Corpo Europeu de Solidariedade, responsável pela criação de oportunidades para jovens através de ações de voluntariado e de projetos de solidariedade.

a