Cinema galego em destaque no festival vistacurta

No próximo mês de outubro, entre os dias 12 e 16, o Cine Clube de Viseu apresenta a nova edição do festival vistacurta. Em especial destaque surge o cinema galego, em complemento à competição de curtas-metragens e a uma programação especial para escolas e famílias. 

Por Luís Silva

A oportunidade de conhecer a produção cinematográfica da Galiza vai abranger tópicos como o progresso histórico e social e o feminismo. “Esta mostra conta com a curadoria de Ramiro Ledo, programador e gestor cultural, distinguido em 2020 com o título de empresário de cinema europeu do ano, atribuído pela União Europeia”, acrescenta o Cine Clube.

O vistacurta ainda se dedica, por um lado, à valorização de curtas-metragens associadas à região de Viseu e, por outro, a toda a produção nacional que aborde a temática da interioridade. O programa do festival integra filmes destinados a todos os níveis de ensino, a partir do 5º ano, filmes-concerto e sessões especiais apresentadas por convidados, visando o pensamento crítico e a valorização estética.

Organizado pelo Cine Clube de Viseu, em 2020, o festival vistacurta dedicou a sua programação ao cinema lusófono, realçando-se as presenças de Margarida Cardoso, Sol de Carvalho e Billy Woodberry. Os prémios de Melhor Curta foram atribuídos aos filmes Bustarenga, de Ana Maria Gomes, e Elo, de Alexandra Ramires.

a