As ruas de Viseu abraçaram centenas de estudantes

Centenas de estudantes saíram à rua, esta terça-feira, em Viseu, para festejar mais uma tradicional latada.

O cotejo da Latada é um dos festejos com maior adesão por parte dos estudantes e aconteceu na passada terça-feira. Com início na Avenida José Relvas, todos os cursos do Instituto Politécnico de Viseu se reuniram em duas filas. Entre gritos, músicas de curso e coreografias, a latada é a festividade na qual é tradição os superiores sujarem os caloiros com a mais variada mistura de alimentos e condimentos, num percurso que vai até ao Largo de Santa Cristina.

A diversão e o rigor são as palavras chave que fazem jus ao vivido espírito académico. Chupetas, penicos, orelhas de burro, meias, latas, saias, assim como as várias t-shirts de caloiro, são os elementos que dão cor e animação à cidade Viriato. Todo o percurso restante continua pelas Ruas Francisco Alexandre Lobo, dos Andrades, do Comércio, pela Praça Dom Duarte, Rua do Adro, Porta do Soar e Rua Nunes de Carvalho até à Praça da República, onde a voz do Viriato se faz ouvir. Depois de marcada a presença dos caloiros no Rossio, o itinerário continua pela Avenida Doutor António José de Almeida, passando pelo Multiusos até chegar ao seu destino final – o Rio Pavia – no qual ocorre o famoso batismo.

Integrada nas atividades da Semana do Caloiro (Acolhe Viseu), a latada é um dos marcos mais importantes para os caloiros, que iniciam a sua vida universitária, e para os finalistas, que com nostalgia experienciam uma das últimas celebrações do seu percurso académico.

Texto e Imagem: Daniela Santos