Politécnico de Viseu lança livro de José Manuel dos Santos

O Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) acolhe no próximo dia 23 de maio, pelas 18:00h, a sessão de lançamento do livro “a Atenção”, da autoria de José Manuel dos Santos, uma edição com a chancela da PV Editora, em parceria com o MNAC. A apresentação da obra está a cargo de Henrique Monteiro, jornalista, comentador político e escritor, com raízes no distrito de Viseu.

A edição integra um texto inédito do autor, escrito para a primeira reunião em Lisboa do Ciclo Co-Laborar, Portugal entre Patrimónios, sob o tema A Atenção, organizado pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Escritor, curador, programador e gestor cultural, o autor, José Manuel dos Santos, é igualmente administrador e diretor cultural da Fundação EDP, diretor da revista Electra, administrador da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e diretor da Trienal de Arquitetura de Lisboa. É membro da Comissão Coordenadora do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, coordenador editorial das “Obras de Mário Soares”, na Imprensa Nacional, e membro efetivo da Academia Nacional de Belas Artes e do PEN Clube português.

A nova editora do Politécnico de Viseu PV Editora foi apresentada publicamente no dia 7 de novembro de 2018, data de lançamento da sua primeira edição, “Governo e Administração: parentesco relutante, afinidade forçada”, da autoria do professor António Correia de Campos.

Na altura, o presidente do IPV relevou o projeto que a instituição abraçou enquanto agente promotor da leitura, enfatizando a importância da literatura, da partilha do conhecimento e valorização dos escritores da região como alicerces da edificação da PV Editora, sintetizando o momento com uma citação: “a literatura existe porque a vida não é suficiente”.

 

a