José dos Santos Costa eleito presidente do Politécnico de Viseu

Em reunião do Conselho Geral, que decorreu hoje, 29 de junho de 2021, o professor José dos Santos Costa foi eleito presidente do Politécnico de Viseu (PV) para o quadriénio 2021/2025. 

A eleição começou com a audição pública dos dois candidatos a efetuaram a apresentação dos seus programas de ação, seguindo-se um período de esclarecimentos e, finalmente, a votação. 

Votaram os 30 elementos que compõem o Conselho Geral do PV, com o resultado de 23 votos para o professor José dos Santos Costa e 7 para o professor João Monney Paiva. 

José dos Santos Costa, que sucede no cargo ao professor João Monney Paiva, é doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca, tem o grau de mestre em Ciências de Enfermagem, atribuído pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e é licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa. Docente da Escola Superior de Saúde de Viseu, desde 1991, foi vice-presidente do Politécnico de Viseu de 2009 a 2017. 

O programa de ação de José dos Santos Costa está disponível aqui 

Constituição do Conselho Geral do Politécnico de Viseu. 21 elementos internos, dos quais 16 são representantes dos professores: João Vinhas, Emília Coutinho, Cristina Azevedo Gomes, Manuela Ferreira, José Costa, Ana Paula Cardoso, António Monteiro, Cristina Barroco, José Bastos, Miguel Mota, Dulcineia Wessel, João Paulo Balula, Ana Branca Carvalho, Helena Vala, Paulo Costeira e Carlos Albuquerque; aos quais se juntam cinco representantes dos estudantes: Bruno Faria, Ana Pinto, Maria Inês Silva, Bruno Gomes e Beatriz Vouga. 

O Conselho Geral completa-se com nove personalidades externas, membros de reconhecido mérito, representantes da comunidade: Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão; Adelino Costa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu; Carlos Santiago, presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Câmara Municipal de Sernancelhe; Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu; Fátima Eusébio, diretora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu; Fernando Daniel Nunes, administrador do grupo Visabeira; Joaquim Jorge Nelas, diretor do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu; Mário Coutinho, técnico superior da Misericórdia de Lisboa; e Nuno Dionísio, diretor da Softinsa/IBM. 

a