Seis projetos com sinal verde para receber 5,6 milhões

company higher consil
O programa Carnegie Mellon Portugal (CMU) escolheu seis projetos, que terão um financiamento de 5,6 milhões de euros.
As Iniciativas Empreendedoras de Investigação (IEI) pretendem obter resultados e resolver diversos problemas pessoais e económicos. Este ano receberam 24 projectos para apreciação. A CMU deu sinal verde a seis, e estes viram garantido um financiamento total de 5,6 milhões de euros, com duração de quatro anos. A Mellon Portugal investe assim 11,2 milhões em dois anos de concurso, fortalecendo as bases para o empreendedorismo e inovação.
“O painel de peritos internacionais que avaliou as candidaturas voltou a destacar a qualidade científica dos projetos a concurso, reforçando o seu contributo e o potencial de impacto no contexto económico, social e científico”, sublinhou João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal.
Nesta edição das IEI participaram mais de 40 instituições e empresas. As seis IEI escolhidas foram “+Atlantic, Ciência e Tecnologia Política e Análise de Inovação”, “BioVisualSpeech”, “GoLocal”, “S2MovingCity”, “SCREEN-DR” e “STRETCHTRONICS”. E com estas escolhas as áreas da saúde, indústria, tecnologias informáticas e de ordenamento territorial ficam a aguardar melhorias. O objectivo é “aposta em projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico”, remata João Claro.
Leandro Coutinho

Imagem: FreeImages.com/Svilen Milev