CIM Viseu Dão Lafões promove visita aos projetos do Plano de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: “Valoriza-te”

Hoje, dia 31 de outubro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu uma visita a três iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto “Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: Valoriza-te”.

Por Beatriz Guerra

O Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul foi o ponto de partida desta visita que se iniciou com o projeto “O Futuro é Amanhã, Adaptação às Alterações Climáticas“, seguindo-se para o “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões“. No final, na Escola Básica Dr. Eduardo José Girão Pereira, foi apresentada a iniciativa “Comer Bem Sorrir Melhor“.

“O Futuro é Amanhã, Adaptação às Alterações Climáticas!” é um projeto educativo sobre alterações climáticas de forma a sensibilizar a comunidade para a promoção da literacia ambiental e de comportamentos ambientalmente sustentáveis, através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC).

Plano de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: “Valoriza-te”

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “a CIM tem vindo a desenvolver diversos projetos na área da educação. Estes projetos são muito importantes para o território.

Está de regresso às escolas o “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões”, que desafia os alunos do 3.º e 5.º ano a explorar novas metodologias de ensino para partirem à descoberta do conhecimento e promover competências transversais.

Segundo o Presidente do Município de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, “as iniciativas que estamos a apresentar são importantes na medida em que são uma forma inovadora de levar mais e melhor conhecimento às crianças e jovens dos nossos municípios.”

Plano de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões: “Valoriza-te”

A última visita passou pelo projeto “Comer Bem Sorrir Melhor“, para abordar a literacia da saúde oral e nutricional, entre os alunos do primeiro ciclo.

Carlos Oliveira, Vice-Presidente do Município de Vouzela, afirma que “estes projetos são fundamentais para os nossos alunos crescerem e levarem para as suas famílias comportamentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade“.

Durante o ano letivo 2022-2023, estas atividades vão percorrer todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios da região.