Projeto “Uma Escola, Uma Árvore” combina questões ambientais com dia de São Martinho

Apadrinhadas por todas as escolas do 1º ciclo do concelho serão plantadas 57 árvores para assinalar o dia de São Martinho

Por Catarina Relva

Numa parceria conjunta do município de Viseu com a Quercus, amanhã dia 11 de novembro irá ter lugar o projeto “Uma Escola, Uma Árvore”, com a participação das crianças do 1º ciclo do ensino básico das escolas do concelho.

A dinâmica visa alertar para as “questões ambientais e preservação da natureza, e constitui uma forma diferente, e segura, de assinalar o Dia de São Martinho”, como refere a câmara municipal em comunicado.

Desta parceria resultou a escolha de “57 árvores e arbustos autóctones que serão apadrinhadas por cada uma destas escolas de Viseu”, que serão plantadas no parque urbano de Santiago. Inicialmente, o objetivo era envolver os alunos na plantação das árvores, mas as restrições impostas pela pandemia ditaram a participação de um número reduzido de crianças, simbolicamente, a plantação será feita pelos alunos da Escola da Ribeira.

A ação conta com a participação de Conceição Azevedo, vice-presidente da câmara municipal de Viseu, de Cristina Brasete, vereadora da educação, e do representante da Quercus e professor da Escola Superior Agrária de Viseu, Hélder Viana.