Depois da sétima arte, os escândalos sexuais rebentam no mundo da moda

É já a segunda vez que o fotógrafo norte americano Bruce Weber é acusado de assédio sexual por modelos masculinos. Na passada semana, Jason Boyce foi o primeiro a acusar Weber de assédio, durante um trabalho fotográfico que remete a dezembro de 2014. Numa conferência de imprensa, Boyce acompanhado da advogada, relatou o encontro com o fotógrafo no apartamento do mesmo em Nova Iorque. O modelo alega que Bruce Weber o pressionou não só a tirar a roupa, como a mexer nos genitais porque “parecia tenso”, somando ainda o facto de, já no final da sessão fotográfica, Weber ter colocado a mão na boca de Boyce e o ter beijado.

Bruce Weber

Esta quinta-feira foi a vez do modelo Mark Ricketson apontar o dedo ao fotógrafo.  Os alegados abusos tiveram lugar num estúdio em Manhattan, em 2004, e o relato não é muito diferente do anterior. Ricketson conta que Bruce Weber pegou na mão dele e lhe disse para “encontrar a sua energia” pressionando a testa, o peito e o estômago.

Weber não é o primeiro fotógrafo de moda acusado de assédio sexual. Um dos mais influentes fotógrafos de moda do mundo é, ao mesmo tempo, um dos mais acusados de abusos por parte de vários modelos. Falamos de Terry Richardson. Em outubro, o jornal britânico The Telegraph revelou que James Woolhouse – vice-presidente executivo da Condé Nast – enviou um e-mail interno para que todas as publicações da empresa deixassem de trabalhar com Richarson. É importante lembrar que a Condé Nast é a empresa que detêm revistas como a Vogue, Vanity Fair, GQ, Allure, assim como os respetivos direitos a nível internacional.

Terry Richardson

Texto: Joana Maia Rodrigues

Imagens: Wikipedia

a