“De Corpo e Alma”, o novo filme promocional que dá a conhecer as Aldeias Históricas de Portugal

Figuras históricas como D. Afonso Henriques, D. Manuel I, D. Dinis e Pedro Álvares Cabral são os protagonistas do novo filme de promoção das Aldeias Históricas de Portugal, “De Corpo e Alma”. As quatro figuras incontornáveis do nosso país apresentam tradições, costumes, batalhas e momentos que marcaram para sempre a História de Portugal.

Por Luís Silva

Produzido pela Lobby Films & Advertising, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, o novo filme promocional “De Corpo e Alma” faz uma “viagem intensa pelas aldeias, explorando a visão, a audição e o coração”, refere Telmo Martins, realizador do filme. “O objetivo foi criar uma narrativa que seja magnética para quem vê o filme e o arraste, de forma disruptiva, para locais únicos no mundo e para uma história inigualável”, completa.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede português com um plano de combate à Covid-19. Esta iniciativa visa garantir, em todo o ecossistema de Turismo instalado nas 12 Aldeias, uma capacidade de resposta ao atual contexto de pandemia, de forma a proteger, não só as comunidades, mas também os turistas.

Mais recentemente, foi lançada uma aplicação telemóvel para os turistas, que permite a interação das aldeias para com os visitantes, fornecendo informações geográficas, contextuais, de eventos e outras notícias. Sendo também uma app inclusiva, esta disponibiliza áudios guias em várias línguas e conteúdos que respeitam a regra da infoacessibilidade. O download da aplicação está disponível em  https://aldeiashistoricasdeportugal.com/app-ahp.

As Aldeias Históricas de Portugal destacam-se, igualmente, por ser o único destino em rede, a nível mundial, com a certificação BIOSPHERE DESTINATION. Desta forma, as Aldeias são reconhecidas pelo compromisso para com os princípios da sustentabilidade explícitas na Carta Mundial de Turismo Sustentável e de acordo com as orientações da UNESCO.

Um destino que são 12, as Aldeias Históricas de Portugal são Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Destinos escondidos que levam os visitantes numa viagem ao tempo dos reis, rainhas e de batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. 

O filme encontra-se disponível no Youtube.

a