Viseu. Executivo aprova por unanimidade nova Avenida António Almeida Henriques

Em homenagem ao anterior Presidente da Câmara de Viseu, o Executivo municipal aprova, por unanimidade, a nova Avenida António Almeida Henriques. O autarca que determinava o rumo do concelho desde 2013 será distinguido com a Medalha de Ouro Municipal e o Viriato de Ouro, pelos serviços prestados a toda a comunidade viseense.

Por Mariana Loureiro

Conceição Azevedo, atual presidente viseense, confirma que a proposta da nova designação ao troço da estrada Nacional 231, entre a rotunda da estátua de D. Afonso Henriques (no cruzamento com a Av. Capitães de Abril) e a rotunda de acesso ao Parque Industrial de Coimbrões, já tinha sido divulgada há cerca de um mês.

Na reunião da Câmara, fica também aprovada a atribuição da Medalha de Ouro Municipal, ao Presidente António Almeida Henriques. Conceição Azevedo declara que “se trata de um reconhecimento póstumo e muito merecido ao Homem que projetou, sonhou e pôs em prática um projeto concertado para o concelho de Viseu, sempre com cuidado e preocupação com a felicidade, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade”.

O galardão do Viriato de Ouro, “a mais elevada condecoração de Viseu”, juntamente com a Medalha de Ouro, serão simbolicamente entregues a 21 de setembro, dia do Município. A atual presidente da Câmara refere ainda que, “para além das distinções, que são inteiramente justas, continuamos empenhados em todos os dias honrar os compromissos assumidos pelo nosso Presidente e em concretizar a sua visão. Esta é a melhor homenagem que lhe podemos prestar”.

Requalificação do percurso pedestre “Rota da Ribeira de Várzea”

O Município de Viseu afirma o investimento de mais de 16 mil euros na requalificação do percurso pedestre “Rota da Ribeira de Várzea”, em Calde. O apoio financeiro será concretizado através de um contrato-programa a celebrar com a Junta de Freguesia de Calde. Ermelinda Afonso, vereadora do Desporto e Tempos Livres, lembra que  “os espaços ao ar livre, como por exemplo os vários percursos pedestres do nosso concelho, constituem a opção mais segura para desenvolver uma atividade física, num momento em que o país está a sair do confinamento, mas em que a ameaça da pandemia ainda se mantém”.

Um percurso que privilegia as paisagens, o património histórico, cultural e ambiental da região, com diversos pontos de interesse como o Museu do Linho da Várzea de Calde, moinhos, uma capelinha e a barragem de Várzea de Calde.

Adjudicadas as obras da Casa do Logradouro de Fail e do Mercado dos Produtores

O Executivo municipal de Viseu aprovou também a adjudicação da requalificação da Casa do Logradouro de Fail. Um investimento de 189 mil euros, com um prazo de execução de 270 dias. Paralelamente, foi deliberada a adjudicação da obra do novo Mercado dos Produtores.

Segundo João Paulo Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, “tratam-se de duas obras relevantes para o concelho: a primeira numa localidade do concelho, que demonstra o investimento continuado do Município de Viseu na coesão territorial. A segunda assume um papel fundamental na revitalização da economia local e constitui um apoio vital já saudado pelos produtores viseenses”.