Covid-19. Odemira e Vila Franca do Campo apresentam a maior taxa de incidência

Os concelhos de Odemira, no distrito de Beja, e de Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, registaram mais de 960 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Por Luís Silva

O boletim informativo da Direção-Geral de Saúde disponibilizado na última sexta-feira, dia 23 de abril,  revela uma taxa de incidência superior a 960 novos casos de infeção por 100 mil habitantes. Com 991 e 1357 novos casos por 100 mil habitantes, Odemira e Vila Franca do Campo, respetivamente, evidenciam a maior incidência cumulativa de Covid-19, em Portugal, encontrando-se no nível de risco de contágio extremamente elevado.

A última avaliação da DGS reflete uma diminuição drástica do número de contágios no concelho de Vila Franca do Campo. O município chegou a registar cerca de 1500 novos casos por 100 mil habitantes. Pelo contrário, concelhos como Lagoa e Ribeira Grande, embora não registem números elevados de incidência de casos, apresentam uma subida.

Já em Portugal Continental, Odemira é o concelho com maior taxa de incidência de casos de Covid-19. Com o país a caminho da quarta fase do processo de desconfinamento, o concelho alentejano, em conjunto com Moura, Rio Maior e Portimão, faz o percurso inverso, regressando à fase um do desconfinamento. Estes quatro concelhos estão acima do limiar de 240 casos por 100 mil habitantes.

Com um número total de 24689 casos ativos, Portugal continua a ser o país da União Europeia com a menor taxa de incidência de Covid-19, segundo os dados divulgados pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.