Comissão Europeia anuncia reforço de 4 milhões de doses de vacina

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira (10 de março), um reforço de quatro milhões de doses de vacina da Covid-19, fornecidas pela BioNTech-Pfizer. O apoio chegará aos Estados-Membros até ao final do mês.

Por Kevin Santos

Apesar da redução do número de mortes, a organização presidida por Ursula von der Leyen expressou preocupação com o desenvolvimento de vários focos de contaminação de Covid-19, resultantes de novas estirpes mais contagiosas. A presidente da Comissão Europeia declarou que “para combater as variantes agressivas do vírus e melhorar a situação nos centros de vacinação, é necessária uma ação rápida e decisiva”.

A Comissão Europeia procura “a implantação de centros de vacinação e facilitar a livre circulação nas fronteiras”, de forma a aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde e o mercado único, numa altura em que a circulação da variante britânica ameaça os planos de desconfinamento de vários países europeus. Uma vez que a vacina da BioNTech-Pfizer “provou ser altamente eficaz no combate a todas as variantes do vírus Covid-19 conhecidas atualmente”, as quatro milhões de doses representam um apoio aos “esforços para manter sob controlo a propagação de novas variantes”.

As quatro milhões de doses suplementares vão ser disponibilizadas para compra aos Estados-Membros, de forma proporcional à sua população, e serão entregues até ao final de março.

a