Fórum VISEU 2030 arranca esta terça-feira com “Educação e Formação ao longo da vida”

“Educação e Formação ao longo da vida” é o tema do primeiro workshop do Fórum VISEU 2030, que conta com a presença dos especialistas convidados Diogo Simões Pereira e David Rodrigues. A sessão está agendada para esta terça-feira, 18 de fevereiro, pelas 16h00, na Escola Básica Grão Vasco.

Nesta sessão, cada um dos oradores convidados fará uma apresentação sobre a sua visão de futuro para a área da Educação e Formação ao longo da vida e a sua relevância para Viseu, participando depois na discussão pública com todos os participantes. O objetivo deste workshop é identificar 10 prioridades e propostas públicas, instrumentos ou iniciativas para o futuro, no âmbito desta temática.

Diogo Simões Pereira é Diretor-geral da Associação EPIS, tendo sido Diretor-geral dos Recursos Humanos da Educação entre setembro de 2004 e maio de 2007. Co-autor de diversos livros, integrou, em representação da EPIS, os grupos de trabalho e do “editorial board” da União Europeia sobre Saída Escolar Precoce (Early School Leaving). Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito.

David Rodrigues é professor de Educação Especial, tendo coordenado o Polo do Projeto Minerva da Universidade Técnica – Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia.

Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários projetos europeus, integrando também o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa. Foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.

Autor/organizador de 34 livros e com cerca de 100 artigos publicados em revistas da especialidade, é Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.

O Viseu 2030 é um fórum de reflexão que projeta o desenvolvimento de Viseu no horizonte de uma década. Para o efeito será promovido um conjunto de workshops temáticos, abertos à participação pública, ao longo de um ano e as conclusões finais (Plano de Ação Viseu 2030 – 99 ideias para o futuro) serão publicamente apresentadas no final de 2020.

a