Conferência do Clima 2021 – a última oportunidade para encontrar soluções e assumir compromissos

O Reino Unido será palco da 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da ONU. De 31 de outubro a 12 de novembro, os líderes mundiais reúnem-se em Glasgow, na Escócia, para negociações com o objetivo de combater o aquecimento global e muitos outros problemas que a humanidade enfrenta.

Por Léa Diogo

O principal evento político sobre o clima pretende encontrar soluções e assumir compromissos perante a crise climática em que o planeta se encontra.

Durante a Conferência do Clima, realizada em Paris em 2015, foi assinado o Acordo de Paris onde os países participantes se comprometeram a manter o aumento do planeta em 1,5ºC e evitar que o aquecimento global ultrapassasse os 2ºC. Em 2021, os objetivos destas negociações vão ao encontro do estabelecido no Acordo de Paris: manter o objetivo de 1,5ºC, visar a neutralidade carbónica em 2050 e trabalhar na adaptação das comunidades face ao impacto das alterações climáticas.

O comportamento e as ações do Homem são os responsáveis por estas grandes alterações no clima e nos recursos naturais. Um recente relatório do clima das Nações Unidas alerta para um aquecimento global que está perto deixar de ser controlável sendo que, até hoje o planeta  aqueceu perto de 1,1ºC. Nos últimos 10 anos os recordes de temperaturas foram ultrapassados em quase todos os cantos do mundo.

Para que todas as metas deste encontro sejam atingidas, todos os países precisam de fazer a sua parte caso contrário as consequências do aumento da temperatura e as alterações climáticas poderão ser catastróficas.

a