Música invade Viseu no 10º Festival de Música da Primavera

De 7 a 29 de Abril a música clássica vai invadir a cidade no 10º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu. Organizado pelo Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, com direção artística de José Carlos Sousa, o evento traz à cidade músicos de reputação internacional. Dividido em quatro vertentes, o festival apresenta os concertos para o público em geral, os concertos pedagógicos, o concurso interno de instrumentistas do Conservatório e o 2º Concurso Internacional de Piano, para além de workshops e masterclasses com músicos de renome, abertos a alunos do Conservatório e de outras escolas.

Para o público em geral, o festival oferece concertos quase todos os dias do mês de Abril, percorrendo vários pontos da cidade. O concerto de abertura realizou-se no dia 7 de abril, na Aula Magna do Instituto Politécnico, e esteve a cargo da Orquestra Juvenil juntamente com algumas crianças de um projeto que trabalha com crianças desfavorecidas de Moçambique para formar uma orquestra e coros. No mesmo local haverá concerto no dia 19 de abril às 19h com o vencedor do concurso internacional de guitarra do ano passado e o vencedor do concurso internacional de guitarra de Bratislava, e às 21h, com Elisabete Matos, madrinha do festival e “uma das músicas portuguesas com maior reputação, maior reconhecimento e uma carreira extraordinária”, como refere José Carlos Sousa.

Para além destes concertos, a aula magna receberá ainda no dia 20 dois concertos, às 19h um concerto de guitarra e guitarra portuguesa e às 21h o concerto de Mário Laginha com Portuguese Brass, e no dia 26 o concerto de Richard Galliano e Yamandú Costa “dois pesos pesados da música de improvisação”, segundo o diretor artístico do festival. Na Sé Catedral haverá o concerto da Orquestra do Norte com o Coro Spatium Vocale, no dia 12 de Abril, e o Coro e a Orquestra XXI, no dia 27. O Teatro Viriato também recebe concertos nos dias 13, 24, 25 e 28, para além do encerramento do Festival no dia 29, com a final do Concurso Internacional de Piano. Haverá ainda concertos no Museu Nacional Grão Vasco no dia 18 e no dia 21, no Fórum Viseu no dia 22 e no Hotel Grão Vasco, no dia 23 haverá o habitual concerto de professores do Conservatório de Música de Viseu.

Para além da aposta nos concertos pedagógicos nas escolas, abrangendo todos os agrupamentos da cidade, este ano o evento leva concertos “a espaços e a públicos que não têm contacto com a música ou com os concertos do festival”, como por exemplo o Hospital de Viseu, a cadeia e um lar de idosos, refere José Carlos Sousa. “A ideia é fazer formação de públicos, principalmente nas escolas, mas também formação de público a outros níveis, tentando tornar o festival o mais abrangente possível”, conclui.

O concurso interno de instrumentistas do Conservatório de Viseu decorreu durante as audições finais de período, em que todos os alunos participaram, e culminou com a apresentação dos vencedores das diferentes áreas e categorias no Concerto dos Laureados no dia 9 de abril no Teatro Viriato.

O 2º Concurso Internacional de Piano traz à cidade jovens pianistas de todo o mundo que arriscam tocar “a coisa mais complicada que existe para o piano para tentarem surpreender o júri e ganharem um prémio”, explica José Carlos Sousa. Este concurso tem como primeiro prémio oito mil euros mais concertos a nível nacional e internacional.

Os bilhetes para o Festival Internacional de Música da Primavera já podem ser adquiridos no Conservatório de Música de Viseu. A programação completa pode ser consultada no site www.musicadaprimavera.pt.

Texto: Rafaela Sousa

Fotos: Festival Internacional de Música da Primavera