Musicando sopra velas ao som dos seus 25 anos de histórias

No passado sábado (11/12) comemorou-se o 25.º aniversário da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Musicando. A gala teve lugar na Aula Magna no Instituto Politécnico de Viseu.

Por Cristina Leite

O grupo interpretou várias músicas do cancioneiro popular português, como “Ora deixa-te estar”. O coletivo explicou que, para além reproduzir as músicas do cancioneiro, procuram interpretar e compreender o que elas querem transmitir.

O evento recordou vários dos momentos marcantes da história da associação, como a sua formação em 1997, na Escola Secundária De Viriato, passando pela criação da indumentária do grupo que “funciona como instrumento de metáfora para conciliar a tradição com o presente e o futuro do grupo”.  A ida ao Canadá, viagem mais importante da associação, realizada a convite da comunidade portuguesa residente em Toronto em 2007 nas comemorações do 10 de julho também foi recordada, assim como o lançamento do disco “Atrás de Tempo Tempo vem”, em 2018.

Na gala foi homenageada Lúcia Vasconcelos, professora fundadora do grupo musical. Foi realçado o talento, carisma e versatilidade da professora, que faleceu em 2019. O grupo Musicando fez vários agradecimentos, nomeadamente à câmara municipal e à Junta de Freguesia de Viseu, por continuarem a acreditar no grupo, assim como, por incentivarem e dinamizarem a cultura da região. Agradeceram ainda à Junta de Freguesia de Ranhados proporcionar local para os ensaios da associação.