Dólmen da Orca e Orca da Palheira integram Rota de Megalitismo

A MEG Rota de Megalitismo do Dão ao Vouga é um projeto de atração e valorização turística criado pelos 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, aprovado no âmbito da candidatura ao Programa Valorizar.

Por Maria Lobo

O Dólmen da Orca e a Orca da Palheira, em Carregal do Sal, estão entre os dólmens que integram este trabalho. O projeto conta com o investimento de meio milhão de euros, apoiado em 300 mil pelo programa Valorizar e vai permitir a criação de um percurso circular que começará em Viseu, acrescentando ainda mias oferta turística do concelho.

No âmbito da candidatura aprovada ao programa Valorizar, prevê-se que seja colocado uma sinalética informativa e direcional, a edição de um roadbook em vários idiomas, a edição de um desdobrável. A acrescentar a isto, irá ser desenvolvido ainda um filme documentário e um teaser, a produção de infopoints a colocar nas sedes do concelho abrangidas pela rota, a criação de um Centro Interpretativo sobre a Rota na Escola de Carvalhal de Vermilhas, na Serra do Caramulo e a criação de uma app de realidade aumentada e uma plataforma web.

Este projeto está a ser criado pela empresa EON, Indústrias Criativas que se encontra neste momento a recolher informações para delinear estratégias com o objetivo da ativação e promoção do futuro percurso.

a