“O Poder da Voz” no primeiro TEDxESEV

A Escola Superior de Educação de Viseu acolheu, no dia 20 de abril, a primeira edição do TEDxESEV. O objetivo deste evento, organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Comunicação Social, foi mostrar como a “voz” de cada um tem um papel fundamental nas relações interpessoais e no mercado de trabalho

“O Poder da Voz” foi o tema central da primeira edição do TEDxEsev que contou com oradores como Alexandre Amorim, Ana Catarina Pinho, António Figueiredo, Carlos Lopes, João Miguel Lopes, Miguel Maia e Miguel Midões. O evento contou ainda com a participação musical da banda Stardust constituída por dois alunos da ESEV, Carlos Maia e Raquel Moreira.

Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela ESEV Alexandre Amorim é atualmente Consultor de Negócios e Gestor de Inovação na empresa RUIMATIAS, especializada na execução de projetos de arquitetura, design e protótipos. “Tu não consegues uma boa empresa, se não fores um bom produto”, afirmou durante a sua apresentação na qual foi ainda abordada a relação entre a importância dos sonhos, os objetivos e a forma como cada um transmite a sua personalidade.

Ana Catarina Pinho, trabalha no ramo Artes Visuais, enquanto desenvolve um doutoramento em Fotografia, na Universidade de Gales, e é também coordenadora da Plataforma Archivo, que fundou em 2011. Falou da importância da “voz visual”, fazendo referência à sua experiência pessoal e à forma como a fotografia pode transmitir a “nossa voz”. A oradora acredita que “com persistência, interesse e dedicação, a retribuição acabará por chegar”.

O diretor do Jornal do Centro, António Figueiredo, tem duas licenciaturas em Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas e um mestrado em Comunicação e Marketing, na ESEV, e foi outro dos oradores convidados. Durante a sua apresentação expôs o seu percurso profissional, a importância das rádios piratas e abordou o poder da voz de cada um na forma como são transmitidas as várias notícias do país.

Miguel Maia, é licenciado em Antropologia, pela Universidade de Coimbra, e mestre em Sociologia, pela Universidade de Évora, atualmente é empresário e gerente de um bar no Centro Histórico de Viseu. Como uma das suas grandes paixões é a música o orador afirmou que a música é uma forma de transmitir a nossa “voz”. Durante a sua apresentação o mestre em Sociologia fez referência à época repressiva que se vivia durante o Estado Novo, onde “os Estados reduziram a arte, a cultura e a música, a propaganda”.

Após um momento musical da banda Stardust seguiu-se a apresentação de João Miguel Lopes, que é consultor e formador da AEP e da ANJE nas áreas de estratégia de comunicação digital. É ainda diretor de estratégia e criatividade da Brandtellers Studio. Durante a sua apresentação explicou o fenómeno Internet e o mundo digital e como este constitui “mais um meio para fazer ouvir a vossa voz”.

Carlos Alberto Lopes, especialista em Marketing Digital, também desenvolve programas de consultoria e respetiva implementação. Autor do livro “Realidade Aumentada Aplicada em Mobile Marketing”, é manager da Loja da Cortiça e da Marca CL Training. Explicou o conceito de “realidade aumentada”, o seu processo e as diferentes aplicações.

O TEDxESEV terminou com a apresentação de Miguel Midões, jornalista da TSF, docente na Escola Superior de Educação de Viseu e autor de livros infantis. O docente falou sobre a importância da voz durante toda a sua vida, tanto profissional como pessoal. Acredita que “as pessoas são o melhor e o pior que podemos encontrar” durante a nossa vida. No final da apresentação deixou um conselho aos presentes: “em tudo o que vocês façam, coloquem paixão de viver”.

Texto: Ana Beatriz Monteiro Almeida

Foto: TEDx

 

a