Feira e Mercado Lusitano conquistam viseenses

A 1ª Feira e Mercado Lusitano realizou-se no Largo da Feira de S. Mateus entre os dias 31 de março e 2 de abril. Organizada pela Escola Secundária Viriato, o programa contou com a participação especial da Companhia de recriação histórica VIV’ARTE. O Mercado contou com diversas bancas de artesanato, brinquedos de madeira, produtos regionais e as tradicionais bancas de comida e bebida. A tenda com jogos tradicionais para as crianças experimentarem fez a delícia dos mais pequenos.

Durante todo o fim de semana decorreram encenações de momentos da vida e época de Viriato como O Casamento de Viriato e Lísia, Os Romanos atacam os Lusitanos e A morte de Viriato e as grandiosas cerimónias fúnebres e concertos com os grupos GiraFoles, Pifaradas e Gaitadas dos Pastores de Unhais da Serra da Estrela e Os Maravilhas. No sábado, o dia terminou com o espetáculo Teatro de Fogo.

Patrícia Martins, visitou a Feira e Mercado e gostou muito de assistir ao Teatro de Fogo “mas foi pena ter atrasado tanto e começado quase uma hora depois” do agendado. Para a viseense, “a cidade já merecia um mercado deste género” e Patrícia espera que para o ano haja uma nova edição do evento. Celso Faria, professor na Escola Secundária Viriato, afirma que a adesão do público foi muito boa e que apesar da chuva de sexta-feira, só no domingo “entraram cerca de dez mil pessoas”.

A 1ª Feira e Mercado Lusitano foi um dos projetos selecionados do programa Viseu Terceiro, que apoia projetos de cultura em Viseu.

Texto e foto: Rafaela Sousa