Tosta Mista com quatro tunas a concurso

Realiza-se nos próximos dias 19 e 20 de outubro o Tosta Mista- XI Festival de Tunas Mistas organizado pela Estudantina Universitária de Viseu. Para o dia 19 está reservada a noite de serenatas na escadaria da Igreja dos Terceiros, enquanto que no dia 20 será realizado o Festival na Aula Magna do IPV. De realçar que, em ambos os dias, a entrada será livre.

O Festival Tosta Mista conta já com 11 anos de história, sendo que a primeira edição teve lugar em 2007. Este ano o público pode contar com a participação de 4 tunas a concurso, oriundas de vários pontos do país: Educatuna, do Porto; TUBA, de Lisboa; Tu Na D´Estes, de Coimbra; e Tusald, de Castelo Branco.

A Noite de Serenatas também irá contar com a participação especial da Juventuna, vinda de Nesprido, Viseu. A escolha das tunas foi feita com base “na capacidade de transmitir animação dentro e fora de palco e, também, tunas que não tenham vindo a Viseu muitas vezes” segundo nos conta a atual presidente da Estudantina Universitária de Viseu, Daniela Rodrigues. O momento de abertura do Festival vai contar com a participação especial dos artistas Paulo Lima e Sérgio Lucas.

Esta edição conta  também um cariz solidário, uma vez que está a ser feita uma recolha de tampas para ajudar a Mafalda, uma menina com uma doença metabólica rara que afeta a sua motricidade, fala e visão.

Texto: João Ribeiro e Tiago Pestana