Seminário Novos & Velhos Promove partilha de boas práticas de intervenção socioeducativa

Auditório cheio na sétima edição de NOVOS & VELHOS: 230 participantes, provenientes das escolas do Politécnico de Viseu – especialmente dos cursos de formação de professores e de Educação Social – e de instituições com intervenção na área socioeducativa, marcaram presença em mais uma edição do evento promovido pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da ESEV.

Ângelo Valente e Sofia Nunes, da interAGE powered by siosLIFE, incidiram a sua intervenção na necessidade de mudança de paradigma sobre a o envelhecimento. Tendo como base a tecnologia, este projeto pretende, através da partilha de experiências e vivências, criar proximidade entre os membros da comunidade, valorizar as pessoas e ajudá-las a enfrentar os problemas. Muitos foram os exemplos apresentados de superação, de indómita vontade em enfrentar e ultrapassar os problemas: “o poder de nunca desistir” faz de nós super-heróis foi uma mensagem forte da sua apresentação.

Ana Rita Casalta e Filipa Santos, da Beecome Montessori way; partilharam com os participantes um conceito de desenvolvimento humano baseado na autonomia e na liberdade com limites, como base para um desenvolvimento de um adulto bem formado. Na pedagogia Montessori preserva-se a liberdade de escolha da criança. “Acreditamos que cada criança é única e especial, com enorme potencial e que deve explorar o mundo dentro dos seus interesses”. As suas práticas em Viseu foram acolhidas com muito interesse pela audiência. Destaque, ainda, para intervenção com pessoas idosas inspirada na mesma Pedagogia Montessori que têm ganho destaque recentemente.

Cristina Gomes, Isabel Abrantes e Anabela Novais, docentes da ESEV, apresentaram o projeto educativo intergeracional Academia do Linho. Decorrendo ao longo do ano e seguindo as diferentes fases do ciclo do linho, o projeto envolveu crianças entre os 6 e os 12 anos, voluntários da Cooperativa do Linho e do Grupo Etnográfico, com idade superior a 65 anos, professores e alunos voluntários da ESEV e da ESAV. “Conhecer de perto a arte ancestral do linho e participar deste ciclo anual, vestindo a pele de repórter, investigador e agricultor, foi o desafio que a Academia do Linho de Várzea de Calde colocou a crianças e jovens, em pleno mundo rural. Uma experiência intergeracional única, de partilha de conhecimento, valores, competências e consciencialização”. O projeto resultou da parceria instituída entre o Município de Viseu, as escolas superiores de Educação e Agrária do Politécnico de Viseu, e a Cooperativa do Linho, o Grupo Etnográfico e o Museu do Linho de Várzea de Calde.

Integrado no programa comemorativo dos 40 Anos do Politécnico de Viseu, o seminário “Novos & Velhos: desafios da investigação e das práticas” constitui-se como momento de partilha do conhecimento, boas práticas e experiências bem-sucedidas nas áreas da infância, juventude e população sénior. A organização agradeceu o ambiente de colaboração que permitiu um evento bem sucedido, destacando os estudantes de Tecnologias de Design e Multimédia, responsáveis pela imagem, os estudantes de Publicidade e Relações Públicas, encarregues da receção aos participantes, e a boa disposição de todos os participantes. O contributo para a formação dos estudantes dos cursos da ESEV foi assinalado na sessão de encerramento, mas o impacto mais lato no território e na sociedade foi também reconhecido.