Politécnico de Viseu debate o futuro da tecnologia nas Jornadas 2022

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) está a receber desde segunda-feira, 31 de maio, até hoje, 2 de junho, a 13ª edição das Jornadas 2022, a conferência anual da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Ao longo de três dias, o evento reúne as várias comunidades de serviços digitais da FCT em torno de temas como a conetividade, a computação e a colaboração no desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal.

Num programa composto por apresentações tecnológicas, sessões plenárias, reuniões de trabalho e workshops, as Jornadas de Computação Científica contam com mais de 500 inscritos e mais de 30 patrocinadores para promover a partilha das principais novidades relativas aos projetos e serviços digitais da FCCN destinados à comunidade de ensino superior e investigação.

Um dos serviços em destaque nesta edição é a Plataforma NAU – Sempre a Aprender, um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN, que permite a criação de cursos em formato MOOC, ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos. Pedro Cabral, Gestor da Plataforma NAU, marcará presença no evento para falar no presente e futuro do serviço que conta atualmente com mais de 142 mil utilizadores ativos e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas.

João Nuno Ferreira, coordenador geral da Unidade FCCN, afirma: “é com um entusiasmo renovado que voltamos a reunir as comunidades de gestores e utilizadores das plataformas e serviços digitais avançados no ensino superior e na investigação. Será uma oportunidade para debater a atualidade dos nossos serviços e projetos, partilhar experiências, tendências e novos recursos. Estes momentos são fundamentais para fazer avançar a tecnologia ao serviço da ciência e do ensino superior, missão que assumimos na FCCN e que partilhamos com todas as diversas entidades desta área.”

Por sua vez, José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), diz ser “com enorme satisfação” que esta instituição “recebe a 11ª edição das Jornadas FCCN, uma conferência promovida pela Unidade FCCN da FCT”. O responsável acrescentou ainda que, “é excelente ter entre nós o principal ponto de encontro anual de todos os envolvidos na disponibilização de infraestruturas e serviços avançados destinados à comunidade de ensino superior e de investigação”.

O presidente do IPV destaca ainda o relevo atribuído ao território de Viseu, a participação do Município de Viseu e outras entidades regionais: “A sua disponibilidade e o seu crer no IPV e na FCCN, enquanto organizadores da conferência, é um sinal da confiança que depositam nas Instituições. O IPV e as instituições necessitam, cada vez mais, de serviços avançados de alto desempenho.

José dos Santos Costa conclui que “ao longo dos últimos anos, o Instituto Politécnico de Viseu tem aumentado a sua oferta de serviços digitais para os seus utilizadores, sendo que “a sua ligação à rede nacional de ensino e investigação foi de extrema relevância para dar resposta às necessidades de débito dos vários utilizadores”. “Os serviços e projetos digitais fornecidos pela FCCN à nossa comunidade são já fundamentais para o Instituto Politécnico de Viseu e têm um forte e ímpar impacto no trabalho diário realizado por toda a nossa comunidade”.