Ginásio e/ou ar livre?

Sociedade ativa no que requer à prática de exercício físico, adotando cada vez mais um estilo de vida saudável. A principal questão que se coloca é a prática da atividade desportiva em espaços fechados, como ginásios ou de igual forma em espaços de ar livre, sendo uma dúvida comum em todos os cidadãos.

Por Inês Azevedo

Ambas as opões são alicerces para a saúde de cada cidadão, impedindo índices de uma vida sedentária e de doenças crónicas. A prática moderada de desporto, seja andar de bicicleta, nadar, jogar à bola e caminhar, contribuem para o bem-estar físico, como também psicológico de cada cidadão.

Prática de atividade física em ginásios

A prática desportiva em espaços fechados, como o caso dos ginásios trazem benefícios no que diz respeito à diversidade de equipamentos e condições para a respetiva execução do exercício físico.

Neste sentido, os ginásios oferecem diferentes modelos de exercícios, tanto de musculação (agachamentos, pernas, entre outros), cardio e ainda aulas de grupo de resistência. Verifica-se também que alguns parques de lazer têm apostado em colocar máquinas idênticas às do ginásio, apesar de não serem muito utilizadas.

Bárbara Lopes, licenciada em Desporto e Atividade Física e PT de ginásio e ainda treinadora de natação sente que as maiores dificuldades de desempenhar funções de monitora é conseguir trabalhar com diferentes tipos de pessoas.

“Sem dúvida o facto de ter que lidar com personalidades de todos os tipos, humores variados e principalmente aparecerem pessoas com patologias das quais nunca ouviste falar é complicado. O lado bom é a constante aprendizagem e crescimento, porque acabamos por descobrir coisas que não estando nesta situação, nunca iríamos descobrir.”

Bárbara Lopes

Um profissional de ginásio sente o dever cumprido quando consegue atingir os resultados e objetivos impostos pelo atleta que acompanha, sendo que Bárbara Lopes salienta a importância do sorriso no rosto a cada treino.

“Muitas pessoas vão ao ginásio apenas para escapar aos problemas do dia-a-dia. Um sorriso da minha parte, uma palavra mais atenciosa ou até mesmo o simples facto de perguntar como está, faz sempre a diferença. Naquele momento, posso ter tornado o dia da pessoa mais feliz ou ter sido a única pessoa a interessar-me pela sua vida. Isso é positivo para mim, que como ser humano, ajuda-me a crescer e a ter mais empatia com as pessoas. É positivo para as pessoas, pois aumenta-lhes a confiança, auto-estima e motivação para vir treinar.”

Bárbara Lopes

É importante salientar também a prática, cada vez mais ativa, do desporto Fisiculturismo ou culturismo, que consiste em trabalhar os músculos do corpo e a respetiva forma muscular com exercícios e alimentação rigorosa. Rui Ferrão, estudante de Desporto e Atividade Física e desempenha também o cargo de Segurança, realça que “o nosso corpo é o reflexo daquilo que fazemos constantemente. Esta modalidade ainda mais. Basta falhar nas macros da dieta durante uns dias e sentimos logo uma diferença no peso corporal, no desempenho físico e na recuperação. Ainda, se a isso se juntar a ausência do treino, com mais evidência se nota.” Existem inúmeras competições deste conceito, tanto a nível individual como coletivo, que avaliam o volume, simetria, proporção e definição do corpo do(s) concorrente(s).

Rui Ferrão

“Sempre fui atleta, desde os meus tempos do ensino básico destacava-me como um ótimo praticante em várias modalidades desportivas. Entretanto, entrei para a tropa e decidi focar, ainda mais, a minha atenção na minha condição física. O aumento da massa muscular e ganho de força foi essencialmente o que me manteve preso a esta modalidade, observar a minha mudança corporal é algo que sempre me fascinou e atraiu, e a possibilidade de ser capa de mobilizar, a cada dia que passava, mais peso no ginásio, mantinha-me confiante e capaz de praticar qualquer desporto com eficácia”

Rui Ferrão

A prática de Fisiculturismo, leva o bodybuilder a treinar constantemente de forma progressiva, “faço treinos de força e hipertrofia 6 vezes por semana, com a duração de aproximadamente uma hora e meia cada sessão de treino. Pratico também kickboxing como modalidade aeróbica, com o intuito de desenvolver a minha capacidade cardiovascular, perda de gordura corporal e técnicas de combate”, remata.

Prática de exercício físico ao ar livre

Menos stress e pressão são dois dos indicadores que levam à constante prática de exercício físico ao ar livre. Por norma, as pessoas que trabalham em locais fechados, preferem aproveitar toda a natureza envolvente para treinar e relaxar. Gonçalo Coelho, estudante de Desporto e Atividade Física, trabalha como Nadador salvador e ainda é atleta federado de trails, carateriza a sua vontade em cada prova realizada: “Cada prova tem muito mais do que se lhe diga e o cruzar de cada meta traz consigo o sentimento de todo o esforço e dedicação que foram impostos nos treinos e vida quotidiana. É o ultrapassar de um objetivo, é o deixar para trás um eu mais fraco, e surgir melhorado e feliz!”

Gonçalo Coelho,
Foto de Eugénio Silva de VOUGA TRAIL

“Serranos da Estrela” é o novo projeto de Gonçalo Coelho que tem como objetivo a proximidade das pessoas com o meio ambiente. “O meu projeto consiste na criação de uma associação/equipa de trail, com várias vertentes e objetivos, passando por diminuir a pegada ecológica na Serra da Estrela e trail em geral, bem como a reflorestação de espaços que foram afetados pelos últimos incêndios, criação de um centro de trail e de investigação desportiva, eventos, campanhas de sensibilização e workshops. Serranos Da Estrela, é um projeto de tempo, esforço e coração, de vida!”, enfatiza o nadador salvador e atleta federado de Trails.

Serranos da Estrela

Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos principais objetivos do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física é consciencializar a população para a importância da atividade física na saúde e a implementação de políticas intersectoriais e multidisciplinares que visem a diminuição do sedentarismo e o aumento dos níveis de atividade física.

A alimentação é um elemento fundamental para o desenvolvimento do corpo humano, sem excessos e com moderação.

uma alimentação equilibrada e variada, sem consumo de açúcares refinados nem gorduras saturadas. Uma alimentação mais limpa e natural possível sem alimentos processados, aleado ao consumo de água e prática de exercício físico diário. É importante haver essa prática desportiva, dependendo do objetivo de cada um no ginásio podemos encontrar uma prática desportiva talvez mais associada à estética, o importante é ser ativo e praticar exercício regularmente”.

Helena Cunha Lopes, nutricionista

Helena Cunha Lopes foca ainda que cada plano de nutrição varia de pessoa para pessoa, visto que cada uma obtém o seu respetivo peso e diferentes objetivos, relativamente a outra pessoa, “a alimentação e aquilo que recomendo depende muito de quem tenho à minha frente e do objetivo dessa pessoa. No entanto, no geral sugiro retirar da alimentação alimentos processados, banir açúcares refinados, eliminar refrigerantes e beber bastante água/chá/água aromatizada. Ainda, incluir diariamente frutas, bastantes legumes, como também, utilizar os cereais integrais, comer mais peixe, mais carnes brancas, acabando por evitar as carnes vermelhas”.

O bem-estar e a saúde das pessoas são dois elementos basilares no meio envolvente. A empresa Content, media & live media especializada na concessão, criação e produção de conteúdos foi criada por Diogo Valente, mais conhecido por D8, com o objetivo de promover um estilo de vida saudável.

“Há dois anos tinha excesso de peso e perdi uma aposta em que a consequência era entrar para um ginásio e ficar em forma. Ser saudável era uma tarefa impossível. Tudo mudou quando conheci o Tiago Rebelo no ginásio, que entre conversas e desabafos ajudou-me nesta transformação e perdi cerca de 20kgs. Tornamo-nos melhores amigos e percebemos que existem muitas pessoas que pensam como eu pensava – “Os Diogos da vida”. Resolvemos que tínhamos de criar uma solução para ajudar todos aqueles que querem levar um estilo de vida mais saudável. A partir do momento em que o Healthy Market Cascais se tornou o maior evento de estilo de vida saudável em Portugal, por isso decidimos passar de uma organizadora de eventos para uma empresa de media & Live media especializada nesta indústria.”

Diogo Valente

O evento HMC (Healthy Market Cascais) conta com mais de 115 marcas presentes, um dos maiores eventos de estilo de vida saudável da indústria que abrange 5 pilares: a alimentação, desporto, saúde, hidratação e o sono. Para que cada pessoa se sinta minimamente bem os 5 pilares mencionados precisam de estar em total simbiose.

“Os estudos dizem que há cada vez mais pessoas a procurar uma alternativa ao ginásio puro e duro, procurando desportos de combate e até em equipa, nesse tópico tem havido um crescimento grande nos últimos 2 anos. No entanto, em relação ao desporto ao ar livre, na realidade, embora aparente que sim, a verdade é que os números referem uma % de quase 50-50. Embora os números tenham duplicado nos últimos anos, só cerca de 7-8% da população faz desporto regularmente em Portugal, não sendo tão significativo. Muitas das pessoas que fazem desporto ao ar livre não o fazem com uma regularidade grande (4-5x por semana) pelo que não são contabilizadas nos estudos. Neste ponto de vista acredito que haja muitas pessoas que preferem praticar desporto ao ar livre, no entanto, não são regulares, dependendo do “público”.”

Diogo Valente

No dia 6 de abril celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física, sendo que várias são as opiniões relativamente à prática desportiva nos ginásios e ao ar livre. Comemora-se o estilo de vida saudável, por uma sociedade mais ativa e com mente equilibrada.

a