ESEV deu as boas vindas aos novos alunos

A Escola Superior de Educação (ESEV) do Politécnico de Viseu (IPV) e a sua Associação de Estudantes acolheram a cerimónia de Receção aos Novos Alunos e Abertura do Ano letivo 2019/2020.

Por Catarina Resende, Francisca Diogo, Inês Azevedo (imagens) e Joana Martins

Mais de três centenas de pessoas encheram o ginásio da Escola Superior de Educação de Viseu na passada quinta-feira, para a sessão de boas vindas organizada pelo Conselho Pedagógico da ESEV. Desejando que estes sejam os melhores anos das suas vidas, o presidente daquela unidade orgânica do Politécnico de Viseu disse ainda aos novos alunos que existe um trabalho diário para “colocar a ESEV num patamar de notoriedade”. Com cerca de 1400 alunos atualmente inscritos, a Escola Superior de Educação conta com “uma oferta formativa que resulta do enorme esforço de todos para dar resposta às necessidades da região e do país”, acrescentou João Paulo Balula.

A sessão contou ainda com a presença da vice-presidente do IPV, que este ano conta com mais 879 alunos matriculados pela primeira vez na instituição, num total de 5300 estudantes distribuídos pelas cinco unidades orgânicas. Manuela Ferreira destacou que o Politécnico de Viseu alberga atualmente 250 estudantes internacionais e que tem feito “uma grande aposta na acreditação da sua oferta formativa”. Na senda desta aposta, estão agora acreditados mais de 95% dos cursos, pelo período máxima de seis anos, avançou a dirigente, para quem este resultado é fruta da aposta na “qualidade do corpo docente, na produção científica e nas instalações”.

Com os olhos postos no futuro, a vice-presidente do IPV sublinhou que a instituição pretende continuar a sua aposta na monitorização do sucesso escolar, procurando compreender e reverter os casos de abandono escolar, que atualmente rondam os 11%.

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu convidou para esta sessão o presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, Tiago Dinis, que apelou à maior participação dos jovens na vida pública. “Somos a geração mais tecnológica e melhor esclarecida, como tal, somos a geração que melhor decidirá”, disse Tiago Dinis.

Seguiu-se uma sessão liderada por Helena Gomes, docente da Escola Superior de Educação de Viseu, onde ex-alunos da instituição partilharam os seus testemunhos.

Tertúlia de acolhimento aos novos alunos

A tertúlia da receção aos novos alunos que se seguiu à sessão de discursos teve como principal objetivo dar a conhecer os serviços e os apoios que os alunos têm tanto na ESEV, como no Instituto Politécnico: “A nossa grande preocupação, como é obvio, é trabalhar com todos os cursos em estreita relação com os outros órgãos de gestão, bens e serviços. É muito importante perceber a realidade dos outros serviços da ESEV”, afirmou Véronique Delplancq, presidente do Conselho Pedagógico da escola.

A sessão contou com a presença de várias personalidades e dirigentes da instituição, entre os quais, o presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva e o presidente da ESEV, João Paulo Balula.

Bruno Faria, presidente da Associação de Estudantes da ESEV, fez questão de marcar presença no evento para apelar a participação dos novos alunos. “O nosso trabalho depende da vossa participação. Somos um grupo de 35 pessoas e quem nos move são vocês”, realçou.

A cerimónia, apresentada por Mariana Silva, ex aluna de comunicação social (ESEV), atualmente jornalista do Jornal do Centro, terminou com a atuação da Tunadão, seguida de um convívio com jantar entre os participantes.