David Alves nunca quis “cortar o cordão umbilical” com Viseu

David Alves é um antigo aluno da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu) e atual trabalhador na TVI, lado a lado com a conhecida cara do canal, Cristina Ferreira, o seu sonho desde sempre. Esta conversa passa, maioritariamente, pela sua passagem pela ESEV, os benefícios que pode ter trazido para a vida profissional e e ainda a sua paixão pela música.

Por: Mariana Marcela e Mariana Santos (alunas do 1º ano de Comunicação Social)

Quando é que o amor pela comunicação entrou na sua vida

O gosto pela comunicação começou desde pequeno, andava sempre de um lado para o outro com a câmara na mão, a fazer reportagens, a editar vídeos. Sempre gostei de comunicação, mas foi no secundário e no tempo de liceu que tive essa confirmação, através de alguns eventos em que pude participar, como por exemplo edição de vídeos, que era isto que eu queria.

Quais as mais-valias de ser licenciado em Comunicação Social pela ESEV, o que lhe trouxe para o exercício da profissão?

A principal vantagem que a ESEV me proporcionou foi talvez a proximidade, ser quase uma família, a relação entre professor-aluno, pelo facto de ser uma escola mais pequena, onde as turmas são mais pequenas também e a atenção que nos é dada por parte dos professores.

Sabemos que é o grande coordenador do CITADÃO, um festival de tunas do Dão, tendo a Tunadão como organizadora, por onde também passou três anos. Regressa sempre que pode, certo? Qual é a sensação de, apesar de já ter concluído a licenciatura, sentir que tem cá um lugar especial para si?

É sempre bom estar longe, mas estar sempre perto, é um cordão umbilical que eu nunca quis cortar, e é sempre bom voltar a fazer algo na minha área, com as minhas pessoas, as pessoas com quem eu passei três anos da minha vida em Viseu, é sempre muito bom e gratificante.

Juntando a isso, o facto de trabalhar em televisão, o que vou fazer é um bocado isso, e poder transmitir a alunos do meu curso algumas coisas que já aprendi e ajudá-los na área. É muito gratificante poder voltar a um lugar onde fui muito feliz e continuo a ser muito feliz.

Desde a entrada no curso, ambicionava trabalhar ao lado da Cristina Ferreira. Como está a ser toda essa experiência?

É verdade, sempre foi uma pessoa que eu admirei muito, e com quem eu sempre quis trabalhar e é muito desafiante porque o nível de exigência também é muito elevado e eu gosto muito, sempre gostei muito de trabalhar com um nível de exigência elevado, porque eu também sou exigente comigo próprio. Esse é um grande desafio, superar-me todos os dias a mim próprio e corresponder a esse nível de exigência e aprendizagem constante.

Como consegue gerir toda a sua vida, entre trabalhar na TVI, as atuações com a Tunadão e o mais recente projeto na área da música?

É uma das perguntas que mais me fazem, exatamente porque realmente a minha vida é muito agitada, e tenho sempre a agenda muito preenchida, mas isso tudo é possível com organização, conseguires distribuir e organizares o teu tempo para dar para tudo. Claro que muitas das vezes não dá, mas é tudo uma questão de definir prioridades, o que é mais importante no momento, é quase um exercício em caracol porque o facto de conseguires encadear e priorizar algumas coisas ajuda-te a que depois as outras acabem por fluir, é tudo uma questão de organização, lá está existem dias mais difíceis do que outros, mas é sempre possível.