“Vem aí o estágio, e agora?”

No segundo dia da quarta edição do projeto “Educultura”, a Escola Superior de Educação de Viseu recebeu o ex-aluno João Paiva, que deu a conhecer a sua experiência profissional

A palestra intitulada “Vem aí o estágio, e agora” contou com a presença de João Paiva, antigo aluno da Escola Superior de Educação de Viseu. Licenciado em Comunicação Social, João Paiva está atualmente a trabalhar na TVI, na secção de desporto. Na sua apresentação, o jornalista lembrou que “para a maioria dos alunos o estágio era visto como um bicho de sete cabeças, pois muitos achavam que não iam exercer funções relacionadas com o curso que estavam a tirar”. João Paiva referiu os vários obstáculos com os quais se deparou, como arranjar casa, viver longe da família, entre outros. Ao iniciar o seu estágio, decidiu voltar-se para o âmbito do desporto, considerando os acontecimentos importantes ligados a esta área que iriam ocorrer nesse ano.
Durante o estágio desempenhou várias funções dentro da estação televisiva. Nos primeiros dias ficou encarregue de fazer os leads para as notícias, depois passou a fazer offs e só mais tarde, já num prolongamento do estágio, é que passou a fazer peças televisivas. Como no ano do seu estágio decorreu o Euro 2016, João Paiva acabou por acompanhar muitas vezes as equipas de produção que iam fazer a cobertura dos jogos da seleção. Apesar dos obstáculos que encontrou durante o seu percurso no estágio curricular, assegurou ter tentado sempre fazer o seu melhor.
Quando o seu estágio estava a terminar, surgiu a oportunidade de continuar na TVI onde conseguiu um contrato de trabalho. Atualmente, João Paiva está a trabalhar no programa “Mais Futebol”.

Texto e foto: Ana Beatriz Almeida