Voluntários portugueses e espanhóis plantam quatro mil árvores em Sernada

Voluntários de Portugal e Espanha participaram numa ação de reflorestação no concelho de Viseu.

Uma centena e meia de voluntários portugueses e espanhóis participaram, no dia 18 de março, numa ação de reflorestação no concelho de Viseu, freguesia de Santos Evos, aldeia de Sernada, que prevê a plantação de cerca de quatro mil árvores. Segundo Jorge Loureiro, representante em Viseu da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a plantação que teve lugar em Sernada consiste na reflorestação da zona com sobreiros e castanheiros, no âmbito do projeto Planta Bosques. Este projeto tem o apoio da ASPEA, da Asociación para la Defensa de la Natureza y los Recursos de Extremadura (Espanha) e da Câmara Municipal de Viseu.

Entre as entidades convidadas é de destacar a presença da GNR, com equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários e Municipais de Viseu, dos voluntários espanhóis, da população da Freguesia de Santos Evos e de habitantes de todo o concelho de Viseu.

O presidente da Junta de Freguesia de Santos Evos, Fernando Rodrigues, destaca o apoio de diferentes entidades para que este projeto se tornasse possível. “Agradeço o apoio às associações e instituições presentes, principalmente aos voluntários, e o apoio da Câmara Municipal de Viseu que foi fundamental para que se pudesse pôr em prática esta ação de reflorestação”. O autarca agradeceu também à Associação Social Amizade (ASA) e aos alunos de restauração da Escola Profissional Mariana Seixas.

Para Jorge Loureiro e para Fernando Rodrigues este projeto vai contribuir para que a Freguesia de Santos Evos, e em especial a aldeia de Sernada, se torne mais verde, saudável e sustentável.

Texto e foto: Ana Raquel Abreu