Cine Clube de Viseu presente nos Dias da Comunicação Social

Uma sessão de curtas premiadas no âmbito do Festival VistaCurta, organizado anualmente pelo Cine Clube de Viseu, marcou, no dia 6 de abril, o arranque dos “Dias da Comunicação Social”, da Escola Superior de Educação de Viseu.

A sessão no âmbito do VistaCurta começou com um discurso do coordenador do curso de Comunicação Social, Pedro Coutinho, que sublinhou a importância da iniciativa, não só para os alunos do curso, mas para todos os estudantes. Luís Neto, do Cine Clube de Viseu explicou o objetivo é dar a conhecer às pessoas os filmes que não circulam na indústria cinematográfica.

O responsável fez ainda referência ao festival VistaCurta que decorrerá no próximo mês de setembro e que, como é habitual, procura dar a conhecer a produção audiovisual ligada à região. Os filmes devem ser realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito e devem ser sobre temas e realidades transversais à região.

Durante a sessão foram apresentadas quatro curtas que foram feitas fora de Viseu e por autores que não são da região, mas que, apesar disso, foram apresentadas durante o festival VistaCurta de 2016. As curtas intituladas “Que é feito nos dias da cave”, de Rafael Almeida, “Negro Carvão”, de Tânia Prates, “Arquivo”, de Patrícia Gomes e “Sem Nome”, de Gonçalo Borges, variaram entre os temas de ficção, documentário e experimental.

Após a apresentação das curtas, Luís Neto referiu o workshop de realização que irá decorrer em junho com José Filipe Costa, realizador de “Linha Vermelha”. Também convidou todos os presentes a participar no próximo festival com vídeos de animação, musicais, documentários, ficções e filmes experimentais.

Os próximos “Dias da Comunicação Social” realizam-se de 19 a 21 de abril, com a 4.ª edição do Encontro de Jornalismo Especializado ESEV, o seminário “A rádio: da voz do presente à incerteza do futuro”, o TEDxESEV e a sessão “O Meu Estágio. A Minha Experiência”.

Texto e foto: Ana Beatriz Almeida