Dois livros significativos para as ciências da comunicação

No último dia do X congresso da Sopcom, que decorreu no Instituto Politécnico de Viseu, foram apresentados dois livros “muito significativos para as ciências da comunicação”, tal como os classificou Paulo Serra, presidente da associação de investigadores.

“Vozes Plurais – a comunicação das organizações das sociedades civil” é um livro da autoria de Paula Sequeira e Sónia Lamy, para o qual contribuiu uma vasta equipa de investigação.

Paula Sequeira começou por fazer alguns agradecimentos e falou na grande felicidade que sentia em fazer parte deste evento. A co-autora é nova nesta área, enquanto Sónia Lamy já tem um longo percurso na área de investigação e destacou os oito capítulos que compõem o livro, desde as diversas organizações, a casos empíricos específicos. As autoras agradeceram ainda a Gisela Gonçalves, que ajudou na escolha do título do livro, “ Vozes Plurais”, porque não são apenas plurais os que contribuíram para a obra, mas também são diversas as vozes identificadas na obra.

Ainda durante o momento destinado ao lançamento de livros, Paulo Faustino, da Media XXI, deu a conhecer a tradução para português do último livro de Nico Carpentier. O foco do livro de Nico Carpentier é a área das ciências da comunicação. Ao todo, são cerca de 350 páginas de questões transversais relativamente à área da comunicação.

Nico Carpentier deu as felicitações às restantes apresentações do congresso e disse que era um prazer participar no evento. O autor falou muito brevemente dos obstáculos à comunicação e da sua perspetiva em relação às diferentes línguas e nacionalidades que, para ele, são coisas que não são pertinentes, porque devemos sempre aprender maneiras diferentes de comunicar.

Texto: Ana Filipa Pimenta

Imagem: Inês Loureiro