ESEV comemora 34 anos

Fundada em 1983, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) celebrou 34 anos de existência. Foi a primeira unidade orgânica de um Instituto Politécnico a entrar em funcionamento em Portugal.

De modo a festejar o seu 34.º aniversário, a Escola Superior de Educação de Viseu realizou uma pequena cerimónia, que contou com a presença de professores, alunos e funcionários, seguida de algumas atividades. No átrio principal foi montada uma exposição subordinada ao tema “Desenhar Viseu”, levada a cabo por alunos do curso de Artes Plásticas e Multimédia com a supervisão de Ana Melo, professora da ESEV.

Os alunos de 2º ano do curso de Publicidade e Relações Públicas organizaram uma mostra intitulada “Marca/Identidade Corporativa – Cartaz/Flyer/Campanha promocional”, com a ajuda da professora Ana Frias. No âmbito das comemorações foi ainda apresentada a peça de teatro “Sem Medo, Maria”, pelo Grupo “Molhe de Grelos”.

Abel Figueiredo, professor no curso de Desporto e Atividade Física desde 1989, lembrou alguns casos de sucesso relativamente à formação que a escola tem dado. “Alguns alunos ficaram como professores/profissionais dentro da própria escola”, explica. Abel Figueiredo referiu ainda o caso do treinador da Seleção Nacional Feminina Francisco Neto “que foi aluno da escola numa pós-graduação”.

Segundo Figueiredo, o grande desafio que hoje se coloca às instituições do ensino superior é “conseguir estimular desde o primeiro ano, a que os alunos fiquem vinculados à dimensão científica sem esquecer a dimensão técnica”. Acrescenta ainda que “o segundo desafio que se coloca hoje às instituições do ensino superior é a relação com as comunidades. Ou seja, desde o início, o aluno tem de entrar em contacto com os ambientes profissionais e a escola tem assim de ter projetos em ação comunitária”.

Para Abel Figueiredo existe ainda um terceiro desafio que “é a internacionalização, os alunos têm que ter consciência de que quando entram para um curso entram para uma área profissional, não entram só para uma escola para vestir a camisola da escola, entram para um ambiente profissional que lhes oferece oportunidades a nível europeu, através do programa Erasmus”.

A ESEV, atualmente presidida por João Paulo Rodrigues Balula, conta com uma vasta oferta formativa que integra oito cursos de licenciatura (1.º ciclo de estudos), 16 cursos de mestrado (2.º ciclo de estudos) e três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Texto: Carlos Santos