Maria Lobo, secretária da FAV: “As associações têm um papel muito importante na integração, sobretudo, dos caloiros”

A secretária da Federação Académica de Viseu (FAV), Maria Lobo, esteve à conversa com o #dacomunicação. Na entrevista falou sobre o seu percurso na FAV, no que consiste uma federação e o tipo de atividades que desenvolve.

Por Carla Ferreira, Inês Brás e Inês Gomes

Maria Lobo esclareceu que uma federação académica é um conjunto de associações. A FAV junta várias associações de Viseu, como o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Piaget e a Universidade Católica. Uma federação possui leis diferentes de uma associação e dá voz a todos os alunos.

Semana académica, atividades ambientais e palestras sobre o associativismo são algumas das atividades que a FAV realiza para os alunos. “As associações têm um papel muito importante na integração, sobretudo, dos caloiros”, acrescenta Maria Lobo.

A aluna do 3.º ano de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu integra a FAV desde abril de 2021, onde desempenha o cargo de secretária-geral. “O meu papel é um bocadinho escrever atas, mandar alguns emails que me pedem”, afirma Maria Lobo acerca das suas funções.

Desta forma, é possível compreender que a sua experiência na federação a tem ajudado tanto a nível pessoal como profissional. Na sua perspetiva, a vida universitária proporciona a oportunidade de participação em diversos projetos com vista ao enriquecimento académico e pessoal do aluno.