Viseu assinala Dia Mundial da Diversidade Cultural com atividades para todos

Amanhã, dia 21 de maio, o Parque Aquilino Ribeiro abre portas ao mundo e à cultura com exposições, workshops e música. Integrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas e tradições culturais, assim como promover a importância da diversidade cultural e da integração social das comunidades minoritárias são os objetivos do Dia Mundial da Diversidade Cultural em Viseu.

Por Cristiana Domingues e Verónica Oliveira

A cidade de Viseu celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural com um programa recheado de atividades para todos os públicos, desde workshops, atividades desportivas, show cookings, dança, música e exposições, entre outros. Também haverá um local de recolha de bens para a comunidade ucraniana. As atividades começam pelas 10h00 e terminam pelas 22h30.

A comunidade ucraniana, a comunidade brasileira (através da Associação Casa do Brasil), a comunidade angolana (através da Associação de Estudantes Angolanos em Viseu) e a comunidade cigana (através do Centro Comunitário de Paradinha, Escola Básica D. Luís Loureiro e Projeto Caminhos E8G: Cáritas) são os protagonistas da programação do dia, juntamente com a Escola Profissional Mariana Seixas e com a Escola Secundária Viriato.

O programa do evento vai contar com a animação de Daniel de Matos, com “Histórias Douvido”, de Márcia Leite e Isabel Legoinha, com música popular portuguesa, de Maria Cachucha, música popular brasileira com Alex Lima e Nilton Marcelino e também “Lendas Brasileiras”, com Lina Friedrich e Márcia Cabral.

Este é um evento promovido pelo Município de Viseu no âmbito dos projetos VISEU INTEGRA e VISEU INCLUI +. O VISEU INTEGRA é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). Já o VISEU INCLUI + é cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu).