Mangualde invadido por “Leituras Enfeitiçadas” na noite de Halloween

Na passada quarta-feira, dia 31 de Outubro, a cidade de Mangualde foi invadida por bruxas, monstros e fantasmas que assombraram a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, no evento chamado “Leituras Enfeitiçadas”.

Por volta das 21h00, mais de uma centena de pessoas juntou-se na Biblioteca para entrar numa viagem assombrada, cheia de sustos, magias e leituras.  Este evento, realizado em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho, tem “o principal papel de promover a leitura, promover a arte, envolver os alunos em atividades e acima de tudo fazer com que eles ganhem o gosto por participar em outras coisas que não esteja ligado a computadores, videojogos e redes sociais” afirma Teresa Beja, professora bibliotecária da Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara. Os alunos do 1º e 2º ciclo foram, assim, desafiados a criar uma máscara ao longo da semana, que culminou na entrega de um livro como prémio no final da noite.

Este ano, apesar das más condições atmosféricas, os mangualdenses saíram à rua para se envolverem na magia das leituras e dos sustos que o grupo de teatro convidado, “Hábitos”, preparou para tornar a noite de Halloween aterradora.

Para João Lopes, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, apesar de a tradição do Dia das Bruxas ser uma importação dos Estados Unidos é algo que “ano após ano temos dado conta de que cada vez mais as pessoas têm aderido. Este ano a Biblioteca Municipal estava cheia e nos outros anos fazemos uma caminhada com leituras e sustos que atinge cerca de trezentas pessoas”.

As “Leituras Enfeitiçadas”, segundo João Lopes, “são uma adaptação que fazemos do Halloween para valorizar as bibliotecas e o produto que as mesmas dão, que são livros e leituras. E por isso é que nós temos leituras tão bem interpretadas esta noite por voluntários, que nos vêm ajudar, trazendo essas leituras e transmitindo aos outros essas histórias que estão, muitas das vezes, esquecidas nos livros e que é importante recordá-las.”

Este evento de ano para ano tem-se enraizado nas agendas dos mangualdenses, e como acrescenta o vereador João Lopes “as tradições nascem assim. Começam com uma coisa que as pessoas gostam e que depois vão repetindo de ano para ano e vai passando de pessoa para pessoa.”

Este evento que tem como objetivo principal incentivar a leitura nos mais novos tornou-se de tal modo importante para o concelho que “Muitas vezes são as crianças que pedem aos pais para vir às leituras enfeitiçadas que é uma coisa que marca e que já ganha alguma tradição”, finaliza o vereador.

Texto e imagens: Ana Margarida Rodrigues