Programa de Atualização Pedagógica nas escolas do Politécnico de Viseu

Os Conselhos Pedagógicos das várias unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu vão levar a cabo um Programa de Atualização Pedagógica, que visa proporcionar oportunidades para cruzar experiências e para trabalhar temas atuais com aplicação às práticas docentes no ensino superior.

A iniciativa contará com cinco sessões, a decorrer nas escolas que fazem parte do IPV. Segundo os organizadores, “o aumento do número de estudantes, a crescente competitividade entre instituições de ensino superior, a globalização e consequentes diversificação e internacionalização deste nível de ensino agudizaram as questões da qualidade científica e educacional praticada ao nível destas instituições. Paralelamente, a preocupação com a excelência pedagógica, que recebe agora mais atenção, veio recomendar práticas docentes mais diversificadas e mais “ativas”, uma realidade que urge encarar”.

As sessões decorrem entre as 16h30 e as 18h00 e a primeira acontece já no dia 16 de outubro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, sobre o tema “Apoio a alunos com necessidades educativas específicas”, que será abordado por Sara Felizardo.

No dia 28 de novembro é a vez da Escola Superior Agrária de Viseu acolher a sessão sobre “Aprendizagem colaborativa” e no dia 15 de janeiro de 2020, na Escola Superior de Saúde de Viseu, falar-se-á sobre “Implicações na saúde do envelhecimento demográfico”, sessão a cargo de Lia Araújo e Rosa Martins.  A 12 de fevereiro do próximo ano a temática “Neurociências” será desenvolvida por Carlos Albuquerque na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A última destas sessões acontece a 18 de março, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, com o tema “Gestão de conflito”, dinamizado por Ana Branca Carvalho e Susana Fonseca.

Os docentes do ensino superior e outros profissionais interessados pelas temáticas são o público-alvo das sessões, que terão a duração de uma hora e meia.

A inscrição é gratuita mas obrigatória (com limite até 2 dias antes da apresentação) e deve ser efetuada através do link http://www.esev.ipv.pt/ins_ling/. Os participantes têm direito a um certificado de presença.