Portugal e Estados Unidos juntos pela reflorestação

Realizou-se, esta terça-feira, dia 9 de Abril um concerto com o grupo americano “Delphi Trio” no Carmo 81, em Viseu. O concerto teve como objetivo a divulgação da campanha #ReforestationNation, que foi divulgado na semana passada pela embaixatriz norte-americana Mary Glass. Contou-se com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Viseu, Cristina Brasete.

Viseu foi um dos distritos mais afetados pelos incêndios do Verão de 2017. Dois anos depois a Embaixada dos EUA em Portugal lança uma iniciativa apelidada de #ReforestationNation que incentiva a reflorestação das zonas mais afetadas. De acordo com Krystel Norman, adjunta do departamento Imprensa, Educação e Cultura, “Esta campanha é para nós uma forma de chamar a atenção de um assunto tão importante como a reflorestação, expressar a nossa solidariedade e simpatia com comunidades em recuperação depois dos fogos e também destacar a nossa amizade forte e histórica entre os Estados Unidos e Portugal.”

O primeiro objetivo da iniciativa é a plantação de 22 árvores em 22 dias. Para ajudar na divulgação desta ação de reflorestação, a Embaixada Americana convidou o grupo de música clássica “Delphi Trio” para dar concertos nas cidades de Beja, Leiria, Viseu e Vila Real.

O concerto, com duração de cerca de uma hora, realizou-se anteontem na cidade de Viseu no espaço Carmo 81. As artistas Liana Bérubé, Michelle Kwon e Elizabeth Schumann, pela primeira vez em Portugal, interpretaram três peças relacionadas com a vida e com a natureza.

O trio é composto por uma pianista, uma violinista e uma violoncelista. As artistas mostraram grande cumplicidade e o público mostrou-se atento desde o início ao fim.

Estas atividades estão a ser desenvolvidas não só pela preocupação da Embaixada americana com os incêndios do país, mas também no âmbito do Dia Internacional da Terra, que se realiza no próximo dia 22 de Abril.

 

Texto e imagens: Anita de Almeida, Diana Lopes e Diana Pedrosa

a