6ª edição do “Tinto no Branco” regressa em live streaming

Num ano atípico a 6ª edição do “Tinto no Branco” arranca de forma online e cheia de estreias literárias.

Por Marta Fernandes

O festival literário de Viseu, “Tinto no Branco” tem início hoje, dia 4 de dezembro, num formato 100% digital, gratuito e com transmissão em live streaming para todos os espectadores. O acesso é possível através das páginas de facebook do Município de Viseu e Visit Viseu, ou do site www.tintonobranco.pt.  

A abertura oficial desta edição está marcada para as 18 horas, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e do Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado.  Para além destes, junta-se Florbela de Sá Cunha, a atriz viseense que está responsável pelo arranque desta 6ª edição do “Tinto no Branco”, com a leitura de um excerto da obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro.

A coleção “Viseu Sabe Bem”, uma iniciativa editorial do Município de Viseu, da autoria de Alberto Correia, é desvendada através de um conjunto de 12 fascículos que contam as histórias e segredos de alguns dos sabores mais característicos da cidade-região. Uma apresentação que conta ainda com a presença do Vereador Jorge Sobrado, do Chef Diogo Rocha e do historiador Luís Fernandes.

 Já da parte da noite, pelas 21H30, é possível assistir à apresentação do livro “A Voz do Dão”. Um registo fotográfico inédito de uma viagem ao coração do mundo rural e do Dão vinhateiro, pelas lentes dos fotojornalistas Adriano Miranda e Nuno André Ferreira. A moderação está a cargo do Vereador Jorge Sobrado, também ele coautor dos textos desta obra.

O dia tem em vista terminar com o apresentador e jornalista Mário Augusto, Embaixador de Viseu para o cinema, que protagoniza uma sessão intitulada “A cidade e o cinema”, pelas 22H30, e na qual vai falar sobre a relação umbilical e a influência recíproca entre a urbe e a Sétima Arte.

Durante o decorrer da edição “Tinto no Branco”, que vai até domingo, 6 de dezembro, será possível assistir a outros grandes nomes da literatura, dos vinhos, do cinema, da televisão ou do teatro. Exemplo disso são os atores brasileiros Antonio Fagundes e Patrícia Pillar, mas também dos atores Rita Blanco, Catarina Wallenstein e Filipe Vargas. Nas restantes áreas também são esperados grandes nomes.

É também nesta 6ª edição que os autores de Viseu vão apresentar as suas mais recentes obras literárias: Dionísio Vila Maior, com “Orfeu sem mim”, e Jorge Marques, com “Mar de Guitarras”.  É esperada uma “mesa de debate”, entrevistas de vida e ainda um espetáculo de poesia, protagonizado por Isaque Ferreira e Rui Spranger, dois rostos já conhecidos do “Tinto no Branco”.  Um workshop de fotografia para Instagram, com o artista Luís Belo, integra também o programa.

a