Conferência sobre aprendizagem ao longo da vida no Politécnico de Viseu

O Conselho Económico e Social (CES) encontra-se a organizar uma conferência intitulada “Aprendizagem ao Longo da Vida: Estratégias e Experiências”, a realizar no dia 6 de dezembro de 2018, no Instituto Politécnico de Viseu.

A aprendizagem ao longo da vida é vital para a manutenção da empregabilidade, da redução do desemprego, do combate à exclusão social e à promoção da igualdade de oportunidades. Mas é também essencial para a inovação e o aumento da produtividade. Razões que impõem uma abordagem pelos membros do CES, órgão plural com capacidade de influenciar o Estado e os agentes económicos e sociais.

Portugal registou assinaláveis progressos no nível educacional da sua população ao longo das últimas décadas. No entanto, subsistem problemas associados ao baixo nível de qualificações da população portuguesa em relação aos países da União Europeia e à assimetria geracional dessas qualificações. Por outro lado, os desenvolvimentos recentes não contribuem para a sua correção: a percentagem de trabalhadores em processos de aprendizagem ao longo da vida é inferior à média europeia e centra-se nos trabalhadores com mais qualificações, acentuando os padrões de divergência.

Também a atual descida do desemprego vem atribuir uma importância reforçada a este tema, com a presença cada vez mais escassa de algumas qualificações no mercado de trabalho a constituir um obstáculo crescente ao emprego e ao desenvolvimento económico. 

A conferência contará com o contributo dos parceiros sociais e representantes da sociedade civil, bem como de académicos e de especialistas com reconhecida reflexão sobre o tema.

Link de inscrição: https://goo.gl/forms/YNnk3nAu44HvPRtT2

a