Município de Viseu “puxa” pelas memórias locais da Grande Guerra no centenário do Armistício

A partir de sexta-feira, diversas atividades promovidas pelo Município de Viseu e núcleo local da Liga dos Combatentes proporcionam um reencontro com a história e as memórias da I Guerra Mundial (1914-1918)

Arrancam esta sexta-feira, 9 de novembro, as comemorações do centenário do Armistício da I Guerra Mundial (1918-2018) promovidas pelo Município de Viseu. Até 30 de novembro, a autarquia põe em marcha um programa de atividades muito diverso, com o objetivo de fomentar na comunidade local a memória da importante participação de Viseu na Grande Guerra.

No programa cabem ações em parceria com o Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes e apoiadas pelo Regimento de Infantaria 14.

Nos dias 9 e 10, o Mercado 2 de Maio será o ponto de encontro com uma experiência inédita em Viseu: entre as 10h00 e a 17h00, crianças, jovens ou famílias poderão experienciar o quotidiano das trincheiras da Grande Guerra, através da recriação de uma trincheira e de uma tenda de enfermaria de campanha, concebida a convite do Município pelo grupo cultural “Passado Vivo”. O dia 9 (sexta) é dedicado às escolas do concelho e o dia 10 (sábado) aberto ao público em geral.

No dia 11 (domingo), dia da assinatura do Armistício, o Município apresenta e inaugura o roteiro “A Grande Guerra em Viseu”, com a edição de brochura de bolso e visita guiada pelos lugares de memória do conflito, com partida do Rossio, às 10h00. Os visitantes, conduzidos pelo historiador Luís Fernandes, passarão a reconhecer a origem de topónimos como as avenidas Capitão Homem Ribeiro e da Bélgica, as ruas dos Combatentes da Grande Guerra, da Paz e da Vitória, ou a história do Monumento aos Mortos da Grande Guerra na cidade, entre outros.

“Este roteiro organizado e documentado ficará disponível para futuro e é mais um contributo para o conhecimento do património local, da história de Viseu e dos seus protagonistas, a exemplo dos roteiros de José Coelho que estamos a desenvolver”, salientou o vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado.

Ao longo do mês de novembro serão desenvolvidas várias outras ações de divulgação dirigidas à comunidade.

O primeiro polo do Museu de História da Cidade promoverá a recolha de memórias locais, apelando à comunidade para que, entre 9 e 30 de novembro, se desloque ao Museu e partilhe histórias de família sobre combatentes da Grande Guerra e o quotidiano na época, objetos e documentos (postais, fotos, cartas, diários de guerra, peças de fardamento, etc.). Esta ação permite valorizar memórias orais e testemunhos materiais relevantes do ponto de vista da construção do conhecimento sobre Viseu no contexto do conflito.

Igualmente a partir de dia 9, o Museu de História da Cidade fará a divulgação online de documentos históricos locais (atas municipais, notícias da imprensa, postais, objetos) alusivos à Grande Guerra, democratizando assim o acesso a um património documental e museológico praticamente desconhecido.

Entre 9 de novembro e 6 de janeiro, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva tem patente uma pequena exposição documental subordinada ao tema “A I Guerra Mundial na imprensa de Viseu”, um percurso pelas primeiras páginas de jornais viseenses da época, chamando a atenção para a sua importância como fontes de informação sobre a vivência da Grande Guerra no contexto local.

Para o vereador da Cultura e do Património de Viseu, “a opção de valorizar social e culturalmente a efeméride do Armistício restitui a relevância histórica de Viseu, dos seus regimentos militares e da região no contexto da intervenção portuguesa na Grande Guerra e faz justiça à memória dos combatentes e às suas famílias”.

Os efetivos dos regimentos aquartelados em Viseu – o Regimento de Infantaria 14 e o Regimento de Artilharia 7 – estiveram presentes nos diversos cenários da I Guerra Mundial, de África à Europa, tendo sido mobilizados cerca de 3 mil combatentes. Nas diferentes frentes de guerra – Angola, Moçambique e Flandres – tombaram cerca de 180 homens.

Neste âmbito, o Município de Viseu valoriza o papel social e cultural da Liga dos Combatentes, ao associar-se ao programa de Comemoração do Centenário do Armistício do Núcleo de Viseu, apoiando a realização do Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no dia 16 de novembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, assim como as suas conferências.

Relembrando os 90 anos da inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Viseu, no Largo Mouzinho de Albuquerque, será editado um postal reproduzindo uma imagem do monumento em 1930 e com informação histórica de contexto.

O programa completo do Centenário do Armistício da Grande Guerra (1918-2018) pode ser consultado em www.visitviseu.pt. As atividades propostas estarão em destaque no Facebook e Instagram “Museus de Viseu”.